Geral - 01/09/2022 00:09:00

SEMANA DO IPÊ COM AÇÕES DE PLANTIO E PALESTRAS PARA MAIS DE 200 ESTUDANTES EM VENDA NOVA DO IMIGRANTE

Prefeitura realizou diversas ações. Confira.

Quem passa por Venda Nova já notou o quanto a cidade está mais bonita e colorida nesses dias. Isto porque, nesta época do ano, os ipês estão dando um show de cores e beleza nas ruas do Município. A árvore, que floresce dependendo da coloração de suas flores, durante o inverno, de agosto a setembro, se tornou a árvore símbolo do Município de Venda Nova, através de Lei Municipal. A qual também instituiu, o Programa Municipal “Venda Nova do Imigrante - Cidade dos ipês” transformando o dia 21 de agosto como dia Municipal do Ipê.

Em alusão a esta data, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente realizou de 22 a 26 de agosto, a “Semana do Ipê” em Venda Nova. A atividade, que fazem parte do programa “Venda Nova – Cidade dos Ipês”, contou com diversas ações de engajamento, entre elas, a doação de mudas para munícipes cadastrados em chamada disponibilizada no site e ainda, palestras informativas sobre o Ipê, nas escolas do Município. Onde também aconteceu o plantio e a semeadura para a produção de mudas da árvore com a colaboração dos estudantes. Confira como foi a programação da Semana do ipê em Venda Nova:

Segunda-feira (22):

Palestra na EEEFM “Fioravante Caliman” com a turma do 6º ano, mais de 35 alunos participantes da semeadura e do plantio da árvore.

Palestra na EMEF Caxixe com a turma do 4º ano. Mais de 43 estudantes participantes da semeadura e do plantio da árvore.

Quarta-feira (24):

Palestra na Escola COOPEDUCAR com a turma do 4º ano. Mais de 19 estudantes participaram do plantio da árvore.

Quinta-feira (25)

Palestra na EMEI Honorio Pizzol, para crianças de 3 a 5 anos. Mais de 136 estudantes participaram da semeadura e do plantio.

Sexta-feira (26)

Palestra na EMEF Pindobas (Vargem Grande) com as turmas do 3º ano e do 6º ano. Mais de 67 estudantes participantes do plantio da árvore.

Ipê sempre esteve presente na história de Venda Nova

O ipê, além do aspecto estético e de ser nativo da região, foi a árvore utilizada pelos imigrantes italianos na estrutura das primeiras casas do Município. O que além do aspecto estético, carrega também muito valor histórico para Venda Nova. A Prefeitura de Venda Nova do Imigrante, propôs no último ano, tornar o ipê árvore símbolo do Município, proposta aprovada na criação da Lei Municipal 1.429/2021. A lei institui o ipê como árvore símbolo do Município, a data de 21 de agosto como “Dia Municipal do ipê”, além de criar o Programa Municipal “Venda Nova do Imigrante - Cidade dos ipês”. Confira a lei na íntegra AQUI.