Geral - 02/09/2022 00:09:00

Inovação em saúde através da Equipe Multidisciplinar Ampliada de Venda Nova

Atividades físicas e cuidado com a saúde fora dos limites físicos das Unidades Básicas de Saúde. Venda Nova do Imigrante conta desde o mês de maio com equipe multidisciplinar ampliada para a promoção de saúde aos munícipes. A equipe itinerante percorre Venda Nova do Imigrante durante a semana atendendo à grupos em diferentes polos e Unidades de Saúde: Caxixe, Minete, São João, Vila da Mata, Vargem Grande. Cerca de 134 munícipes são atendidos pelo serviço implantado na atual gestão.

O atendimento abrange as áreas de saúde e prevenção e tem como linhas de ação o cuidado à saúde do idoso, cuidados pós-covid, cuidados domiciliares, saúde mental, individual e coletivo de modo a responder às necessidades de saúde e a determinações sociais em saúde. A equipe é formada por profissionais das áreas de assistência social, enfermagem, fisioterapia e educação física.

A equipe multidisciplinar realiza atividades físicas, visitas domiciliares a pacientes acamados ou com debilidades para avaliação e monitoramento, acompanhamento do grupo de bordados da Unidade de Saúde de Vargem Grande, palestras e orientações no Projeto Conviver, participação no grupo hiperdia, além de avaliação dos encaminhamentos (fila de espera) dos pacientes de fisioterapia.

A participante do projeto Lucelena Ferreira Gomes Machado, de 54 anos, destaca os benefícios que o grupo faz para a população “esse grupo está fazendo muito bem pra gente, nós nos encontramos, conversamos, fazemos exercício. A nossa personal é muito gente boa, ajuda muito a gente, levanta nosso astral. Hoje estou outra mulher, graças a Deus com muito mais saúde do que antes. Espero que o grupo continue! Agradeço muito por cada profissional que está ajudando a gente!”

Ana Maria Barbosa de Aquino, de 59 anos, também é uma usuária do serviço na comunidade do Caxixe. “Esse projeto melhorou a comunidade e cada vez mais pessoas estão sendo atendidas. É uma coisa ótima que colocaram aqui no Caxixe pra nós. Espero que continue!”  Ana ainda destaca que a vida não é só trabalho. “Só tenho a agradecer a Deus por colocar vocês em nossas vidas. Pensava que só trabalhar era bom e não cuidava da saúde. Nós não tirávamos esse tempo pra nós e agora estamos tirando esse tempo pra cuidar da nossa saúde. Agradeço muito pelo esforço!”

De acordo com a coordenadora do projeto Renata Cintia Lopes Barbosa, “a equipe está focada em proporcionar melhoria de vida através da atenção em saúde para os munícipes.” A secretária municipal de Saúde, Camila Zandonadi afirma que “é muito gratificante ver a alegria e entusiasmo dos munícipes participantes.” Camila ainda afirma que a intenção da Secretaria de Saúde é ampliar o serviço para as demais áreas do Município. “Estamos estudando a ampliação da equipe para poder oferecer esse serviço para mais dias da semana em uma mesma localidade e atuar também em localidades que hoje não estamos presentes”, destaca.

A equipe multidisciplinar é um projeto da atual gestão e firma o compromisso da saúde pública com os munícipes. De acordo com o prefeito de Venda Nova do Imigrante, Paulinho Mineti, “hoje esse serviço atende 134 pessoas divididas em grupos em diferentes regiões do município e também 50 pacientes em visita domiciliar. Isso demonstra não só o nosso compromisso com a saúde pública, mas a importância de se atualizar o modo de prestação de serviços.”

Como participar
Para participar das atividades da equipe multidisciplinar ampliada de Venda Nova do Imigrante basta buscar informações na sua Unidade de Saúde de referência para cadastro.
Telefones de Contato: