Geral - 02/01/2023 00:01:00

Venda Nova do Imigrante se destaca em 1º lugar em estudo para ambiente para negócios do Findes

Venda Nova ficou em 1º Lugar do Cluster 3, grupo de 16 Municípios

A Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (Findes), por meio do Observatório da Industria, reconheceu na última sexta-feira (16), de Venda Nova do Imigrante como ambiente para negócios no Indicador de Ambiente de Negócios (IAN) em 2022. O Município alcançou a 1ª posição no Cluster 3, um tipo de agrupamento que reúne municípios com características similares.

O IAN e seus eixos têm como finalidade sinalizar, como um farol, um caminho para auxiliar o gestor público e os empreendedores a elaborar estratégias de melhoria da qualidade das políticas públicas e de suas decisões de investimentos. O cenário que Venda Nova compartilha, de acordo com o estudo, é um bom ambiente de negócios que contribui como forma de atração de novos investimentos, geração de bons empregos e boas oportunidades para a população local.

O relatório do IAN ainda aponta o bom desempenho de Venda Nova do Imigrante na categoria Educação. A nota do Município era de 7,85 em 2019, passou para 8,85 em 2020, foi para 9,07 em 2021 e 8,24 em 2022. Em relação ao ranking geral, Venda Nova alcançou a primeira posição para todo o período pesquisado. Ainda no indicador, o Município possui o maior valor do estado para taxa de matriculados no ensino médio, de 15 a 17 anos. Venda Nova possui 100% dos seus alunos matriculados.

No tópico infraestrutura, o Município obteve o melhor desempenho dentre as categorias em segurança pública. A nota manteve trajetória de crescimento em todos os anos, em termos de indicadores isso significa a redução de taxas de roubos, furtos e homicídios.

O prefeito de Venda Nova do Imigrante, Paulinho Mineti, esteve na solenidade, que aconteceu na última sexta-feira (16), na sede da Findes, para recebimento do relatório do IAN e agradeceu o reconhecimento. “Venda Nova do Imigrante é cidade diferenciada. Trabalhamos incansavelmente para alavancar o Município, e hoje, posso dizer que fico feliz, pois já colhemos os frutos, como demonstra esse estudo do Indicador de Ambiente de Negócios. Que nós continuemos fazendo diferença e trabalhando sério pelo nosso Município!”

Fazem parte do Cluster 3: Alfredo Chaves, Anchieta, Atílio Vivácqua, Bom Jesus do Norte, Castelo, Fundão, Iconha, Itaguaçu, Itarana, Marataízes, Marechal Floriano, Piúma, Rio Novo do Sul, Santa Teresa, Venda Nova do Imigrante e Viana.

Reconhecimento IAN 2022:

Critério 1: Primeiro colocado em cada cluster no IAN 2022