Geral - 26/04/2023 00:04:00

Polenta Off Road receberá duas provas de motociclismo: Enduro de Regularidade e Enduro

O Polenta Off Road, que acontecerá de 25 a 28 de maio de 2023, em Venda Nova do Imigrante (ES), contará com duas modalidades de motociclismo: o Enduro de Regularidade e o Enduro, a novidade desta 7ª edição do evento, ambos com validade pelos campeonatos Capixaba e Brasileiro.

Será a primeira vez que as duas modalidades de motociclismo serão realizadas juntas em um mesmo evento no Brasil e válido pelo Campeonato Brasileiro. Espera-se a participação de 300 competidores de todo o país, tornando a experiência ainda mais especial.

O Enduro de Regularidade será igual aos anos anteriores. Conhecido tradicionalmente como "Enduro da Polenta", em sua 34ª edição valerá pelas 17ª, 18ª, 19ª e 20ª etapas do Brasileiro, organizado pela Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM). Antes de chegar a Venda Nova, o Campeonato tem etapas no Ceará, Rio Grande do Sul, Bahia e Mato Grosso.

E está valendo a disputa em duplas nessa modalidade. De acordo com o presidente do TCMA, Carlos Minet, na disputa individual já é de conhecimento dos competidores passar no tempo estabelecido pela organização. Como em dupla raramente o tempo é o mesmo, considera-se sempre o pior resultado. "Ou seja, mesmo que um piloto passe no tempo certo previsto na planilha, se o outro atrasa, é essa pontuação que vale na contagem final".

O diretor de prova, Alan Minete, destaca que as trilhas do Enduro de Regularidade vêm com novidades. "Estamos incluindo trilhas antigas e vai ter bastante navegação. Às vésperas da prova, estamos fazendo o levantamento da rota desejada, pedindo permissão aos proprietários das áreas, e a limpeza para que tudo esteja pronto a tempo do evento", disse.

Diferencial

Já o Enduro, por sua vez, é uma modalidade com circuito fechado, sem planilha, no qual ganha quem faz o menor tempo no somatório do dia. A competição inédita no Polenta Off Road valerá pelas 5ª e 6ª etapa do Brasileiro de Enduro, somando 300 km de prova.

O promotor do Brasileiro de Enduro, Maurício Brandão (CBM), considera o 'Polenta' uma grande adesão do Campeonato em 2023. "O Enduro vem para somar e unir forças, agregando ao Polenta Off Road em termos de repercussão e credibilidade e acrescentando as características turísticas e esportivas da cidade, que tem essa vocação para o turismo esportivo. Isso nos cria uma expectativa muito boa e, é claro, o Enduro é mais uma modalidade no portifólio do Polenta, criando todo um diferencial neste grande evento do calendário brasileiro", avalia.

Brandão também ressalta a importância de trazer mais uma prova de Enduro para o Espírito Santo (a outra etapa já ocorre em Aracruz), resultado decorrente do alto nível dos capixabas em destaque no Brasileiro. "Temos como referência o Bruno Crivilin, nosso representante no Mundial, e outros vários pilotos que representam o Estado e justificam a prova no Espírito Santo".

Em família

A nova modalidade esportiva do Polenta Off Road tem uma história curiosa. Patrícia Campos, de Mariporã (SP), compete com toda a família, incluindo a filha Duda, de apenas 11 anos, que já teve uma boa colocação na primeira etapa do Brasileiro de Enduro deste ano.

Patrícia, o marido, mais conhecido como "Sapinho", e Duda estão confirmados na etapa de Venda Nova. "Somos uma família de pilotos! Tudo começou pela paixão do meu marido pelo esporte, fazendo trilhas em nossa região. E me envolveu totalmente através dessa paixão. Comecei a fazer trilha com ele, daí depois vieram as primeiras competições e a paixão passou a ter um sentimento maior: o amor pelo Enduro", conta Patrícia.

A esportista criou um perfil no Instagram onde compartilha fotos e vídeos dos trilheiros da região e hoje com 14 mil seguidores (@crosscantareira). A conta ajuda a popularizar o esporte.

Programação

O Polenta Off Road é organizado pelo Trail Clube Mata Atlântica (TCMA) e conta com o apoio da Prefeitura de Venda Nova do Imigrante e Governo do Estado do Espírito Santo. O evento visa promover o turismo e a aventura em meio à natureza exuberante das Montanhas Capixabas. São esperados pelo menos mil atletas. As inscrições podem ser feitas até o dia 20 de maio no site https://polentaoffroad.com/.

O Centro de Eventos Padre Cleto Caliman, o "Polentão", será o ponto de partida e chegada dos atletas e contará com diversas atrações para o público em geral, como programação musical, gastronomia, cervejas artesanais e a segunda edição da Feira de Aventura das Montanhas Capixabas, numa parceria com o Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau. No entanto, é importante ressaltar que o estacionamento para o público em geral estará proibido este ano.

A competição terá premiação em troféus para os primeiros colocados e medalhas de participação para todos os inscritos. A programação geral do evento será divulgada em breve.

Serviço:
7º Polenta Off Road

Dias 26, 27 e 28 de maio

Local: Venda Nova do Imigrante (ES)

*Inscrições a partir de 1º de abril em www.polentaoffroad.com

Modalidades: enduro, enduro de regularidade, bike, trail run, big trail e UTV

Local de largadas e concentração: Centro de Eventos Padre Cleto Caliman, o "Polentão"

*Entrega dos kits: dia 26/5 (sexta-feira) para todas as modalidades

*Instagram: @polentaoffroad @feiradaaventura