Geral - 20/06/2023 00:06:00

Venda Nova cria Programa de Bem-Estar Animal e lança ações para promover cuidado e conscientização

A Prefeitura de Venda Nova do Imigrante, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, está desenvolvendo um novo e importante projeto: o Programa de Bem-Estar Animal. Com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos animais, a iniciativa visa promover ações de cuidado, conscientização e controle populacional.

Uma das primeiras etapas do programa será a realização de castrações em cães e gatos que se encontram em situação de rua ou sob posse de pessoas cadastradas no CAD Único. Em breve, será lançado o Edital de Credenciamento para que os interessados possam se inscrever e realizar a castração de seus animais de estimação.
Além disso, também será aberto o Edital de Cadastramento de Tutores Temporários, para aqueles que desejam auxiliar nos cuidados pós-operatórios dos animais em situação de rua que tenham passado pela castração.

O prefeito de Venda Nova do Imigrante, Paulinho Mineti, destaca que "o Programa de Bem-Estar Animal também contemplará ações de educação ambiental, a serem realizadas nas escolas e comunidades do Município, pois é de extrema importância conscientizar a população sobre a guarda responsável e o respeito aos animais. Aliado a isso, a Prefeitura também realizará o apoio à realização de feiras de adoção de animais." O prefeito de Venda Nova do Imigrante ainda destaca o trabalho que vem sendo feito no Município com o Patinhas Carentes de Venda Nova. "O Patinhas Carentes é uma iniciativa excelente em Venda Nova do Imigrante que faz a diferença. É um trabalho muito bonito e informativo sempre apoiando a adoção responsável e o bem-estar animal!"

Paulinho também parabeniza a iniciativa do "Amor de 4 Patas" e do "SOS Animais" em Venda Nova do Imigrante. "O 'Amor de 4 Patas' e o 'SOS Animais' também realizam um trabalho de cuidado e amor com os animais no Município que serve se exemplo para todos os munícipes. Hoje nós sabemos a realidade do município, recebemos denúncias que algumas pessoas se cansam dos animais e simplesmente os despejam nas zonas rurais de Venda Nova. Não basta simplesmente adotar, é necessário a continuidade do cuidado, é necessário responsabilidade."

A secretária Municipal de Meio Ambiente, Sabrina Zandonade, ressalta a importância da castração como um primeiro passo para o Programa de Bem-Estar Animal. “A castração é o pontapé inicial do Programa, e os resultados ocorrerão a longo prazo, no que se refere ao controle da população de animais de rua. Outras ações irão complementar a iniciativa, como a conscientização sobre a guarda responsável e o apoio a campanhas de adoção”, disse.