Geral - 18/07/2023 00:07:00

Prefeitura de Venda Nova do Imigrante lança concurso 'Que Bicho é Esse?' - Ciência Cidadã nas Escolas

Inscrições prorrogadas até 04 de agosto

A Prefeitura de Venda Nova do Imigrante está focada em integrar a comunidade escolar, o conhecimento popular e o meio ambiente. Para isso, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente lançou o concurso "Que Bicho é Esse? - Ciência Cidadã nas Escolas", com o objetivo de incentivar a observação do meio que em que se vive, despertando curiosidade pelo bioma da mata atlântica. As inscrições estão abertas e foram prorrogadas até o dia 04 de agosto de 2023. Realize sua inscrição AQUI.

Os estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental matriculados em Venda Nova, tanto na rede de ensino pública quanto a particular, irão realizar registro fotográfico de animais silvestres presentes no território municipal em um aplicativo. As informações geradas no aplicativo serão utilizadas no diagnóstico ambiental do Plano Municipal da Mata Atlântica, que encontra-se em elaboração.

O concurso possui duas categorias de premiação em dinheiro: Categoria Aluno, que premiará em cada escola, o aluno que se destacar com maior número de registros de espécies diferentes, com o prêmio de R$ 500; e a categoria Ciência Cidadã, que premiará os três primeiros alunos que se destacarem com a maior pontuação nos valores de R$1.000, R$700 e R$500, respectivamente. A escola que tiver o maior número de registros somados de todos os alunos inscritos também receberá um troféu do Projeto “Que Bicho é Esse? Ciência Cidadã nas Escolas."

O prefeito de Venda Nova do Imigrante, Paulinho Mineti, parabeniza a ação que integra Prefeitura com a sociedade. "Venda Nova tem mais de 30% do território coberto por mata atlântica, o que equivale a em torno de 5 mil campos de futebol. Nossos estudantes farão parte da construção do diagnóstico Plano Municipal da Mata Atlântica e isso é incrível, pois a partir dessa ação, não só os alunos, mas toda a comunidade escolar, que também envolve os servidores, os familiares, colaboradores, olharão para o nosso município, para o nosso bioma, de uma nova maneira."

De acordo com a secretária municipal de Meio Ambiente, Sabrina Zandonade, "a criação do Plano Municipal da Mata Atlântica no final de 2022, envolvendo diversas secretarias e órgãos relacionados ao meio ambiente, torna possível a identificação de áreas prioritárias de recuperação e vetores de desmatamento. Atualmente, nosso plano está em fase de diagnóstico, e a partir daí, poderemos traçar mais ações em prol da conservação e recuperação deste bioma."

A Prefeitura de Venda Nova do Imigrante busca fortalecer ações sustentáveis e no último ano aderiu ao Programa Estadual de Sustentabilidade Ambiental e Apoio aos Municípios (PROESAM). A elaboração do Plano Municipal da Mata Atlântica, a identificação de áreas prioritárias para conservação, Plano de Saneamento Rural, Programa de Bem Estar Animal e incentivo às práticas sustentáveis estão entre as metas que compõe o programa.

Leia o edital completo AQUI.
Retificação do Edital 18/07/23