Geral - 06/07/2023 00:07:00

Programa ‘Patamigos’: aberto cadastro para tutores temporários de animais em situação de rua

O Programa da Prefeitura Municipal de Venda Nova do Imigrante, "Patamigos", abriu nesta semana um chamamento público para o cadastramento de tutores temporários que desejem prestar serviços voluntários de albergamento a animais domésticos de pequeno porte, como cães e gatos, que se encontram em situação de rua ou que foram vítimas de abandono e/ou maus tratos. O objetivo é fornecer abrigo e cuidados especiais para a recuperação desses animais, por um período de até 14 dias, seja antes ou após procedimentos cirúrgicos de castração.

Os interessados em se cadastrar como tutores deverão apresentar o formulário de cadastramento, cópias dos documentos pessoais e comprovante de residência atual na Secretaria de Meio Ambiente.

Algumas disposições iniciais devem ser observadas pelos tutores temporários a serem selecionados. Cada tutor poderá albergar até dois animais por vez, comprometendo-se a oferecer abrigo em instalações adequadas e realizar os cuidados necessários durante o pós-operatório. Após o período de albergamento, os animais retornam ao seu local de origem, encerrando a responsabilidade do tutor.

O programa também promoverá campanhas de adoção para os animais em situação de rua, especialmente aqueles que passaram pelo procedimento de castração cirúrgica e já foram identificados e monitorados através do uso de microchip.

Os tutores voluntários serão responsáveis pelos cuidados pós-operatórios dos animais, garantindo seu bem-estar, conforto, segurança e livre trânsito. A higiene dos locais de albergamento deve ser diária, visando um ambiente limpo, saudável e sem contaminações. Para avaliar os animais, as instalações e o ambiente, serão utilizadas as "cinco liberdades" do bem-estar animal, que incluem a garantia de água, alimentação adequada, conforto, ausência de dor e doenças, liberdade de expressão e ausência de medo e estresse.

A alimentação necessária durante o período de pós-operatório será fornecida pela clínica responsável pela castração, levando em consideração as necessidades específicas de cada animal. O transporte dos animais para o local de alojamento, após a cirurgia, será realizado pela clínica contratada, mas o tutor poderá realizar esse transporte se assim desejar.

As obrigações da Prefeitura Municipal incluem garantir o cumprimento do contrato, prestar informações necessárias aos tutores temporários, fiscalizar a execução do programa e promover ações de divulgação para adoção responsável dos animais.

Os tutores temporários, por sua vez, devem cumprir o contrato firmado, manter seus dados atualizados, não transferir o serviço de albergamento a terceiros sem autorização prévia da Prefeitura, disponibilizar as condições necessárias para o albergamento, respeitar normas de segurança e higiene, aplicar corretamente os recursos recebidos e comunicar a Secretaria Municipal de Meio Ambiente sobre a saúde dos animais e as condições do local de albergamento.

CLIQUE AQUI PARA CONFERIR O EDITAL

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO E A DECLARAÇÃO