Geral - 25/07/2023 00:07:00

Câmeras nas escolas reforçam segurança da comunidade educacional de Venda Nova

Nesta semana, as secretarias municipais de Administração e Educação de Venda Nova do Imigrante estão em fase de instalação de câmeras de videomonitoramento em escolas da rede pública municipal. Ao todo são 168 equipamentos, que vão garantir monitoramento 24 horas em pontos de maior movimentação nas unidades de ensino.

As câmeras estarão interligadas à central de Tecnologia de Informação (TI) da Prefeitura de Venda Nova. Segundo o secretário de Administração, Vinicius Fezer Martins, os kits vêm com oito ou 16 câmeras. A quantidade instalada em cada escola varia conforme o porte do edifício.

O sistema consiste no disparo de alarme em casos de movimentos não condizentes com a rotina das escolas, a exemplo de tentativas de invasão, arrombamento, entre outros. A notificação chega a um técnico responsável e, em caso suspeito, a polícia é acionada.

A instalação dos equipamentos estava prevista pela administração municipal desde o primeiro semestre. “Já vínhamos trabalhando a segurança nas escolas nos últimos anos e essa medida é uma forma que encontramos, dentro de um plano de ações mais amplo, para dar mais segurança aos nossos estudantes”, destacou o prefeito, Paulinho Mineti.

Algumas escolas já contavam com os equipamentos, além das principais ruas e avenidas da cidade- estas com um total de 20 câmeras. O secretário Municipal de Administração adiantou que, numa próxima etapa, outros prédios públicos receberão câmeras, a começar pela área de Saúde. “Até o final do contrato, serão 365 aparelhos instalados”, disse.

A secretária Municipal de Educação, Sirlene Mazzocco, comemora a conquista. “É um passo significativo na melhoria da segurança e do ambiente escolar para toda a nossa comunidade educacional. A segurança dos nossos alunos, professores e funcionários é uma prioridade inegociável”, disse.

Sirlene ressalta que a privacidade e a proteção dos dados de todos os envolvidos estão asseguradas. A instalação e operação das câmeras seguem estritamente as regulamentações de privacidade.

Vale destacar que a instalação das câmeras nas escolas reforça as ações do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), que voltou a se reunir neste mês na busca de melhorias para a segurança pública do município.