Geral - 26/06/2011 09:06:33

PMVNI Inicia Projeto Piloto De Coleta Seletiva

Pensando no bem estar da população, na sustentabilidade e num ambiente equilibrado, a Prefeitura Municipal de Venda Nova do Imigrante vem implantar no Município o Projeto de Coleta Seletiva de Lixo.

Atualmente Venda Nova do Imigrante produz em média 11 toneladas de resíduos por dia, o que leva a um custo aproximado de R$ 400.000,00 por ano para sua devida destinação em aterro sanitário. Desta maneira, como forma de minimizar custos e impactos ao meio ambiente a coleta seletiva é uma alternativa para esse ‘problema’.

Para participar é fácil e só depende de você!

É só separar seu resíduo em LIXO SECO e LIXO ÚMIDO e colocar em frente a sua residência no dia e horário estipulado.

O LIXO SECO é todo resíduo com grande capacidade de reciclagem, como o papel, plásticos e metais, e será coletado e destinado a empresa especializada para seu reaproveitamento.

Já o LIXO ÚMIDO, como os restos de comidas e papeis engordurados, podem ser utilizados na produção de adubo, porém, continuará sendo levado ao aterro sanitário até uma nova etapa do projeto: a compostagem.

O PROJETO PILOTO já está em execução no Bairro da Vila da Mata, atualmente na fase de Educação Ambiental, onde a população será informada sobre o projeto, os diferentes tipos de resíduos e os dias e horários que serão realizadas as coletas. A responsabilidade pelo trabalho de educação ambiental do projeto piloto é da ONG Guaçú-Virá juntamente com a Secretaria Municipal de Meio Amiente.

ATIVIDADES EDUCATIVAS JÁ REALIZADAS:

01 reunião com as crianças da catequese;

2 reuniões com os moradores do bairro;

Campanha de educação ambiental no comercio do bairro;

Oficina de reciclagem de papel com crianças;

Passeata no bairro com alunos para mobilização dos moradores.

Serão realizadas:

Oficina de Sabão (usando óleo de cozinha usado);

Oficina de Artesanato com Reciclados.

O início da foi realizado no dia 10 de agosto de 2010.

O sucesso do projeto depende de todos os moradores já que a responsabilidade ambiental e dos recursos municipais é de todos nós!