Geral - 20/09/2023 00:09:00

1º Simulado de Mesa prepara órgãos para atuar em situações de crise, desastre e emergência

A Prefeitura de Venda Nova do Imigrante, em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo e a Defesa Civil Municipal, irá promover o 1º Simulado de Mesa para Instalação de Gabinete de Crise com o objetivo de preparar todos os envolvidos para uma atuação conjunta diante de situações de crise, desastre e emergência.

A ação foi discutida e validada em reunião realizada hoje (20). A proposta é que, durante dois dias, representantes de cada Secretaria Municipal, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros realizem atividades a fim de ilustrar as ações a serem desenvolvidas e recursos disponíveis e que também serão empenhados.

Através do simulado será possível verificar a capacidade operacional de cada órgão e pontuar protocolos e procedimentos exigidos para atuar em situações adversas. Os participantes terão a oportunidade de simular episódios de pré-desastre, desastre e pós-desastre, aprendendo como agir e a definir as responsabilidades de cada área e a organização necessária para aprimorar o tempo de resposta à ação.

O prefeito de Venda Nova, Paulinho Mineti, comentou que este tipo de treinamento visa ao aperfeiçoamento das ações a serem executadas em momentos críticos. “O planejamento e a organização garantem uma resposta mais rápida e eficiente, evitando prejuízos humanos e materiais no município”.

Já o comandante do 4º Batalhão do Corpo de Bombeiros, o tenente coronel Uliana, ressalta a importância do evento. “Nossa proposta, por meio de uma ferramenta chamada Sistema de Comando de Operações, tem como objetivo organizar um gabinete de crise para fazer o gerenciamento de risco e a resposta ao desastre. Essa prática deixa o município ainda mais preparado para enfrentar o período chuvoso que se aproxima”.

Gabinete de Crise

Os Gabinetes de Crise são constituídos em casos de desastres de grande complexidade e convocados para atender uma política emergencial. O simulado, tanto de mesa quanto in loco, contribui para a instalação de um Gabinete de Crise organizado e planejado, capaz de agir com mais rapidez e eficiência, gerando menos transtornos e danos à população.

Fonte: *Foto: Arquivo PMVNI