Geral - 17/10/2023 00:10:00

Tecnologia e Educação Ambiental: Projeto 'Que Bicho É Esse?' é terceiro colocado no Prêmio Biguá de Sustentabilidade

A Prefeitura Municipal de Venda Nova do Imigrante, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, celebra com orgulho a conquista da terceira colocação na categoria "Poder Público" do Prêmio Biguá de Sustentabilidade, realizado nesta terça-feira (17), em Cachoeiro de Itapemirim. O certificado foi concedido em reconhecimento ao projeto "Que Bicho É Esse? Ciência Cidadã nas Escolas", uma iniciativa que utiliza a tecnologia como aliada na promoção do aprendizado sobre a biodiversidade, com foco especial na fauna silvestre.

O projeto visionário nasceu da necessidade de coletar informações sobre a fauna do município de Venda Nova do Imigrante, com o objetivo de embasar a elaboração do Plano Municipal da Mata Atlântica (PMMA). Voltado para estudantes do 6º ao 9º ano da rede escolar municipal, o "Que Bicho é Esse?" se destaca por seu caráter inovador, ao envolver os alunos na catalogação fotográfica de animais silvestres, incluindo anfíbios, répteis, mamíferos, aves, insetos e outros invertebrados, registrados no território do município, tudo isso por meio da plataforma iNaturalist.

Nesse mundo cada vez mais conectado, onde a tecnologia e os smartphones desempenham um papel central na vida dos jovens, seja para comunicação, entretenimento ou captação de informações, o "Que Bicho é Esse?" usa essas ferramentas como instrumentos de produção de conhecimento. Isso torna a experiência educacional mais interativa, envolvente e divertida.

Alunos, munidos de seus dispositivos móveis, capturam imagens da vida selvagem local e as inserem na plataforma, indicando a localização precisa das observações. Surpreendentemente, já foram feitas 7.362 observações, envolvendo 1.140 espécies distintas. O projeto encontra-se agora na etapa de validação dos dados inseridos, com planos para reconhecer e premiar os destaques. Na categoria "Aluno," o estudante com o maior número de registros de espécies diferentes em cada escola receberá um prêmio de R$ 500,00. Além disso, na categoria "Ciência Cidadã," os três alunos com a pontuação mais alta entre todos os participantes serão agraciados com prêmios de R$ 1.000,00, R$ 700,00 e R$ 500,00, respectivamente. A escola que acumular o maior número de registros será agraciada com o prestigioso troféu do Projeto "Que Bicho é Esse? Ciência Cidadã nas Escolas."

A secretária Municipal de Meio Ambiente, Sabrina Zandonade, compartilha a alegria e o orgulho dessa conquista e destaca o impacto significativo do projeto. “Estamos muito felizes com o reconhecimento do projeto ‘Que Bicho é Esse? Ciência Cidadã  nas Escolas’ pelo Prêmio Biguá. Isso nos incentiva a continuar empenhados no desenvolvimento de trabalhos de educação ambiental e inserir cada vez mais a reflexão sobre meio ambiente na sociedade”, declarou.

A conquista representa não apenas um prêmio, mas também o reflexo do compromisso contínuo da Prefeitura Municipal de Venda Nova do Imigrante em promover a sustentabilidade e a educação ambiental. Parabéns a todos os envolvidos nesse projeto!

Fonte: *Foto: Divulgação