Geral - 09/11/2023 00:11:00

Prefeitura de Venda Nova lança editais com mais de R$ 250 mil para o segmento cultural

A Prefeitura de Venda Nova do Imigrante, através da Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Artesanato, acaba de lançar os editais da “Lei Paulo Gustavo (LPG)". O programa destinará um total de R$ 251.580,63 para as áreas do audiovisual e da cultura em geral e representa um importante passo em direção à revitalização do setor cultural local. As inscrições vão até 20 de novembro.

Aprovada em 2022, a Lei Paulo Gustavo (LPG) visa implementar ações emergenciais para apoiar o setor cultural, que foi profundamente afetado pela pandemia de Covid-19. Os editais estão divididos em diversas categorias, abrangendo apoio à produção audiovisual, apoio a salas de cinema, formação, qualificação e difusão, além de outras áreas culturais. No total, serão selecionados 14 projetos que receberão financiamento em Venda Nova.

A Prefeitura e a Secretaria de Turismo, Cultura e Artesanato se sentem honradas por participar desse marco cultural, que não apenas beneficia artistas, produtores culturais, técnicos e agentes do meio artístico e cultural, mas também empresas e instituições do setor cultural, com ou sem fins lucrativos, sediados no município. Isso demonstra o compromisso da administração com o fomento da cultura e das tradições que moldaram a identidade de Venda Nova.

O prefeito Paulinho Mineti reafirma o compromisso da gestão com o fortalecimento, valorização e incentivo à cultura e à história local. Ele ressalta que a reedição e edição de livros, a criação de um banco de fotografias históricas, a realização de exposições e a produção audiovisual, bem como o apoio aos talentosos artistas locais, são pilares do seu plano de governo. "Estamos diante de uma oportunidade única para preservar e promover nossa cultura. Acredito que as iniciativas locais são passos cruciais para mantermos viva nossa identidade", afirmou o prefeito.

A secretária de Turismo, Lícia Caliman, destaca que é a primeira vez que Venda Nova consegue captar recursos por meio de lei para o setor cultural. “Nós estamos ansiosos para realizar ações, mantendo e valorizando nossa cultura e tradição que nos trouxeram até aqui”.

As inscrições para os projetos começam hoje (26). Os interessados devem preparar seus projetos e, caso sejam aprovados, receberão o suporte financeiro necessário. Para obter mais informações, entrar em contato com a Secretaria de Turismo, Cultura e Artesanato, localizada no Centro Cultural e Turístico Máximo Zandonadi, ou ligar para o telefone (28) 3546-6105, onde receberão orientações sobre os procedimentos a serem seguidos.

EDITAL 001-2023-FINAL
EDITAL 002-2023- DEMAIS ÁREAS CULTURAIS