Geral - 09/11/2023 00:11:00

2ª etapa da castração: chamamento público para cadastro de tutores de cães e gatos inscritos no CadÚnico

A Prefeitura de Venda Nova do Imigrante, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, publicou edital de Chamamento público para cadastro de tutores de cães e gatos inscritos no CadÚnico- 2ª etapa, que tem como finalidade o cadastro de tutores de cães e gatos inscritos no Cadastro Único (CadÚnico), que contempla famílias de baixa renda, que ganham até meio salário por pessoa ou até três salários mínimos por mês, permitindo o acesso ao Programa “Patamigos”. O programa realizará a esterilização cirúrgica de cães e gatos e está previsto como política pública de controle populacional no município.

São pré-requisitos para inscrição no Cadastro de Tutores do CadÚnico residir no município de Venda Nova, possuir inscrição no CadÚnico com renda conforme a descrita acima e idade mínima de 16 anos. As inscrições para a 2ª etapa da castração ocorrem desta quinta-feira (09) até o próximo dia 23 de novembro, mediante apresentação de documentos adequadamente preenchidos, assinados, formalizados e protocolados na Secretaria de Meio Ambiente (*Saiba mais no edital).

Os munícipes adequadamente cadastrados e atendendo a todos os requisitos do “Patamigos” deverá inscrever cada animal sob sua tutela, de forma individualizada, para poder passar por todos os processos de avaliação veterinária, microchipagem (aplicação de microchip de identificação), avaliação pré-operatória e a realização do procedimento propriamente dito.

O objetivo do presente edital é cadastrar a população em estado de vulnerabilidade social, com limitação de renda para custear a esterilização dos animais de estimação, gerando inclusão social, econômica, além de promover a saúde pública e o bem estar dos animais contemplados. Além de evitar o abandono de ninhadas de filhotes e animais adultos no município, a iniciativa diminui a incidência de maus tratos.

Os tutores cadastrados deverão manter atualizados os dados cadastrais junto ao município, disponibilizar as condições necessárias para o animal continuar a participar do programa, responsabilizar-se pela correta aplicação dos recursos recebidos, receber periodicamente a equipe técnica da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, entre outras obrigações.

A Prefeitura de Venda Nova, em contrapartida, presta ao tutor quaisquer informações solicitadas e necessárias à execução do cadastro, disponibiliza o serviço de esterilização cirúrgica de animais por meio da clínica veterinária contratada, disponibiliza os insumos necessários aos cuidados pós-operatórios, entre outras atribuições. Outros esclarecimentos com relação a eventuais dúvidas sobre o edital abaixo poderão ser elucidadas nos dias úteis, das 8h às 15h, na Secretaria de Meio Ambiente ou pelos telefones: (28) 3546-3662 e (28) 99936-8704.

CONFIRA O EDITAL
ANEXO