Geral - 07/12/2023 00:12:00

Prefeitura de Venda Nova do Imigrante conquista Selo Diamante de Qualidade em Transparência e Governança Pública 2023

Em um marco significativo para a administração municipal, a Prefeitura de Venda Nova do Imigrante foi laureada com o Selo de Qualidade em Transparência e Governança Pública 2023, concedido pelo “Espírito Santo em Ação”, uma das principais entidades empresariais do Estado, com o respaldo da “Transparência Capixaba”. O Selo busca reconhecer os municípios capixabas que se destacam pela excelência em transparência e governança.

No cenário estadual, onde 63% dos 78 municípios ainda não atingiram os níveis ideais de transparência e governança, Venda Nova do Imigrante se destacou, figurando entre os 29% que receberam o selo. Esta conquista é testemunho do compromisso da administração municipal em estabelecer práticas exemplares que contribuem para o desenvolvimento econômico e a atração de investimentos.

A classificação para a obtenção do Selo foi conduzida através de três critérios rigorosos. Primeiramente, a pontuação superior a 80 pontos no Ranking Capixaba de Transparência e Governança Pública 2023, elaborado pela Transparência Capixaba, conferiu à Prefeitura de Venda Nova do Imigrante a classificação "Ótima". Além disso, o município formalizou o compromisso com a Transparência e Governança Pública, atendendo ao segundo critério essencial.

O terceiro critério, abrangendo políticas de dados, normas de proteção, plataformas disponíveis, transparência administrativa e governança, financeira e orçamentária, bem como comunicação, participação social e engajamento, foi avaliado conforme os padrões estabelecidos pela Transparência Internacional Brasil e pelo Instituto Governo Aberto.

Venda Nova do Imigrante brilhou com méritos, alcançando o grau máximo, o “Selo de Diamante”, ao lado de outros municípios como Afonso Cláudio, Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, Vila Velha, Vitória, João Neiva, Serra, Vargem Alta, Alegre, Guaçuí e Domingos Martins.

O prefeito de Venda Nova do Imigrante, Paulinho Mineti, destaca que "o reconhecimento é fruto de um trabalho sério, dedicado e íntegro. A Prefeitura busca despertar cada vez mais uma sociedade mais justa e participativa, de forma a aprimorar a transparência na gestão pública municipal".

Integridade, transparência e combate à corrupção é Lei em Venda Nova do Imigrante
A Prefeitura de Venda Nova do Imigrante criou em 2021 projeto de lei sancionado pela Câmara, que instituiu a Semana Municipal da Integridade, Transparência e Combate à Corrução no Município. O evento, realizado anualmente, desenvolve ações educativas em parcerias com órgãos estaduais, federais e envolve escolas e empresas do Município.

Fonte: *Foto: Arquivo PMVNI