Geral - 24/12/2014 11:12:34

Venda Nova é declarada Capital do Voluntariado no Estado

Agora é oficial. Venda Nova do Imigrante é a Capital do Voluntariado no Estado do Espírito Santo. A lei que concede o título ao município foi sancionada pelo governador Renato Casagrande na última quinta-feira (18). Para autoridades, o título é uma forma de valorizar o trabalho voluntário feito na cidade.

A lei, de número 10.314, foi publicada no Diário Oficial do Estado na sexta-feira, dia em que começou a ter validade. Venda Nova já é lembrada por seu voluntariado em outras duas leis, uma estadual e outra municipal. A de número 10.214/2014, também proposta por Rodrigo Coelho, criou o Dia Estadual do Voluntariado, comemorado em 09 de outubro, dia do nascimento de padre Cleto Caliman, grande apoiador de ações de caridade em Venda Nova.

No município, existe a lei 1.087/2013, proposta pelo vereador Tiago Altoé (PMDB), que estabeleceu a mesma data como Dia Municipal do Voluntariado e declarou o trabalho voluntário como “patrimônio histórico e cultural de natureza imaterial do município”.

Para Altoé, a sanção da lei estadual vai ajudar a tornar o trabalho voluntário feito em Venda Nova mais reconhecido. “É uma forma de lembrar de Venda Nova pelo valor de nossas pessoas: os voluntários, as instituições. Quando falar em voluntariado no Estado, tem que lembrar que o dia é 09 de outubro e que a capital é Venda Nova do Imigrante”, comenta.

Fonte: Rádio FMZ