Geral - 08/06/2015 15:06:57

Mês de junho com atividades em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente

Secretaria Municipal de Meio Ambiente desenvolve uma série de atividades educativas neste mês de junho.

A Secretaria de Meio Ambiente de Venda Nova do Imigrante Iniciou na última quarta-feira (03/06), as atividades em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente (05 de junho), com uma da Secretária de Meio Ambiente sobre o tema coleta seletiva na Escola Domingos Perim. Na próxima semana, a coleta seletiva será ampliada para o bairro Centro e seus arredores e será implantada na escola. Um grupo de alunos foi preparado para atuar como multiplicadores ambientais na divulgação da coleta tanto na escola, como para os moradores do Centro.

Já os alunos da escola Liberal Zandonadi irão visitar a Associação de Catadores de Material Reciclável de Venda Nova do Imigrante. Há cinco anos a escola desenvolve o projeto Liberal Libera o Lixo Legal, que incentiva os alunos a levarem os resíduos recicláveis para escola para encaminhamento para a reciclagem. Nesse ano, todos esses resíduos estão sendo levados para a associação.

A visita irá proporcionar a vivência do trabalho dos catadores e permitir que os alunos reconheçam a importância da ação de cada um deles para os associados.  Ainda sobre resíduos, está sendo realizada, juntamente com a Secretaria de Obras, a campanha “Cidade Limpa”, com objetivo de orientar a população sobre a destinação de resíduos de construção civil, mobílias e resíduos verdes.  A destinação dos resíduos de construção é de responsabilidade dos próprios geradores, enquanto as mobílias e os resíduos verdes, de acordo com volume definido na legislação, poderão ser coletados pela prefeitura por meio da “Coleta Programada”, agendada através do telefone 3546-3662. Mais informações sobre o que fazer com esses resíduos estão disponíveis no material informativo produzido para a campanha (clique aqui).

Outra atividade que ocorrerá nessa semana é uma reunião com as empresas que comercializam ou prestam serviços relacionados a pneus para discutir sua destinação correta. Os pneus estão sujeitos a logística reversa, um conjunto de procedimentos para viabilizar a coleta desse resíduo e sua destinação adequada, onde o consumidor deve efetuar a devolução dos pneus para os comerciantes e distribuidores e estes para os fabricantes e importadores.

Também será realizado no mês de junho, o Fórum Municipal das Águas, um espaço que promoverá a discussão sobre a sustentabilidade dos recursos hídricos no município e a proposição de ações para garantir o desenvolvimento tanto do campo, como da cidade.

Fonte: Assessoria de Imprensa PMVNI