Geral - 10/09/2015 13:09:27

Secretaria de Meio Ambiente orienta sobre destinação do papelão

Material será encaminhado para a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Venda Nova do Imigrante, situada na Viçosinha, para posterior envio para reciclagem.

A Secretaria de Meio Ambiente iniciou nessa semana um trabalho de orientação aos estabelecimentos que geram grandes quantidades de resíduos, como o papelão. De acordo com a secretaria, a coleta desse resíduo era feita por meio de serviço particular e, na semana passada, o responsável comunicou à prefeitura que não iria mais exercer a atividade.

Diante da situação, os grandes geradores estão sendo orientados a organizar o papelão em lâminas e levá-lo até a garagem da Prefeitura localizada atrás da Podium Veículos (antiga Fiat Cola) por meios próprios, as quartas e sextas-feiras. Esse material será encaminhado para a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Venda Nova do Imigrante, situada na Viçosinha, para posterior envio para reciclagem.

De acordo com a Política Nacional de Saneamento Básico e com a Lei Municipal nº 1.000/2012 que dispõe sobre a limpeza urbana no município, o Poder Público é responsável pela coleta e destinação do lixo doméstico e do lixo originário da varrição e limpeza de logradouros e vias públicas. O lixo gerado nos estabelecimentos pode ser considerado doméstico dependendo da sua composição e do volume estabelecido na lei: 120 litros por contribuinte. Acima desse volume, a responsabilidade é do gerador.

Segundo a Secretária de Meio Ambiente, Sabrina S. Zandonade, hoje já existem empresas no município que não ofertam outros tipos de resíduos diferentes do papelão para a coleta pública devido ao volume gerado. Sabrina esclarece que o limite de volume estabelecido para coleta se faz necessário para que não haja um comprometimento da execução da rota e para que a coleta que é de responsabilidade da Prefeitura, ou seja, do lixo domiciliar, não fique prejudicada.

O papelão gerado em pequenas quantidades poderá ser colocado para coleta pública desde que respeitados o limite de volume e a forma de acondicionamento. Entretanto, muitas empresas, mesmo as que geram poucos resíduos, estão se sensibilizando para levar seus materiais até a garagem da Prefeitura ao tomarem conhecimento de que o mesmo será enviado para uma associação local de catadores e que estarão contribuindo para um trabalho social gerando renda para sete famílias.

Em oito bairros do município que já contam com a coleta seletiva o papelão é coletado juntamente com outros resíduos recicláveis. São eles: Vila da Mata, Providência, Santo Antonio da Serra, Centro, 30 de dezembro, São Pedro, Minete e São Rafael. A ampliação da coleta seletiva está sendo feita por etapas e a previsão é que até o final de 2016 todos os bairros sejam contemplados.

Fonte: Assessoria de Imprensa PMVNI