Geral - 19/10/2015 14:10:54

Venda Nova busca reconhecimento de Indicação Geográfica para o agroturismo

Iniciativa beneficiará empreendedores do agroturismo.

Venda Nova do Imigrante poderá ter registrado o reconhecimento de Indicação Geográfica (IG) para o agroturismo no município como sendo o primeiro do país na modalidade. Para isso, já está sendo realizado o processo de diagnóstico em parceria entre a Prefeitura, o Sebrae e a Associação de Desenvolvimento do Agroturismo (Agrotur).

A concessão do IG é do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) e o estudo deverá estar pronto em 180 dias. A certificação pode demorar até dois anos para ser reconhecida.

Segundo a Secretaria Municipal de Turismo, que representa a Prefeitura no diagnóstico, a  obtenção do registro é importante porque agrega valor aos produtos do município, aumenta a credibilidade do setor, diminui a burocracia para o registro de vários produtos e atrai um turismo mais qualificado.

Fonte: Assessoria de Imprensa PMVNI