Geral - 30/11/2015 16:11:44

Venda Nova lança o Programa Municipal de Incentivo à Conservação de Água

Programa prevê doação de mudas para reflorestamento e ajuda para reserva de água nas propriedades.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente lançou na noite da sexta-feira (27/11), durante o Concurso de Café de Qualidade, o Programa Municipal de Incentivo à Conservação de Água. Criado pela Prefeitura Municipal, o programa tem o objetivo de fomentar a adoção de práticas de recuperação e conservação dos recursos hídricos e de armazenamento de água nas propriedades rurais.

O longo período de estiagem pelo qual passa o Estado do Espírito Santo tem afetado também o município de Venda Nova do Imigrante e seu sistema de abastecimento público. O volume de água disponível para captação no rio São João de Viçosa tem diminuído e apresentado reduções drásticas de vazão. Não só na cidade, mas também na zona rural, as nascentes têm demonstrado cada vez mais redução na quantidade de água, o que interfere na vazão dos córregos e compromete, além do abastecimento das residências, os mais diversos usos da água na agricultura e todo ecossistema dependente dos meios aquáticos.

Dessa realidade surgiu o Programa Municipal de Incentivo à Conservação de Água, com foco em duas ações: incentivo à recuperação de nascentes e à implantação de barragens.

O princípio básico para conservação ou recuperação de uma nascente é a criação de condições favoráveis no solo para que a água de uma chuva possa infiltrar ao máximo e abastecer o lençol freático. Para tanto, o município disponibilizará 20.000 mudas nativas da mata atlântica para o reflorestamento de nascentes e córregos e máquinas para abertura de caixas secas.

Para incentivar a preservação de água nas propriedades rurais através da implantação de barragens, serão ofertadas15 horas/máquina gratuitamente e o custeio de 50 % do valor do serviço técnico para obtenção de autorização junto ao IDAF para construção da barragem.

Os interessados em participar do programa deverão realizar um cadastro na Secretaria de Meio Ambiente durante o mês de dezembro. Mais informações através do telefone (28) 3546-3662.

Fonte: Assessoria de Imprensa PMVNI