Geral - 25/01/2016 14:01:08

Prefeitura convoca para entrega de mudas nativas do Programa de Incentivo à Conservação de Água

Entrega será nesta quarta-feira (27 de janeiro).

A prefeitura de Venda Nova do Imigrante, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, está convidandos os proprietários rurais do município inscritos no Programa de Incentivo à Conservação de Água para a entrega das primeiras mudas de plantas nativas, que será realizada no Centro de Eventos Pe.Cleto Caliman, na quarta-feira (27 de janeiro), às 16 horas.

Criado pela Prefeitura Municipal, o programa tem o objetivo de fomentar a adoção de práticas de recuperação e conservação dos recursos hídricos e de armazenamento de água nas propriedades rurais, com foco em duas ações: incentivo à recuperação de nascentes e à implantação de barragens.

O princípio básico para conservação ou recuperação de uma nascente é a criação de condições favoráveis no solo para que a água de uma chuva possa infiltrar ao máximo e abastecer o lençol freático. Para tanto, o município disponibilizará 20.000 mudas nativas da mata atlântica para o reflorestamento de nascentes e córregos e máquinas para abertura de caixas secas.

Para incentivar a preservação de água nas propriedades rurais através da implantação de barragens, serão ofertadas também 15 horas/máquina gratuitamente e o custeio de 50 % do valor do serviço técnico para obtenção de autorização junto ao IDAF para construção da barragem.

Mais informações sobre o programa podem ser conseguidas no Centro Agroambiental, onde funciona a Secretaria de Meio Ambiente, ou pelo telefone (28) 3546-3662.

Fonte: Assessoria de Imprensa PMVNI