Geral - 30/03/2016 16:03:16

Prefeito propõe grupo de trabalho para avaliar situação dos servidores municipais

Proposta foi feita na sessão da Câmara que também teve a despedida do vereador Benjamin Falqueto.

O prefeito Dalton Perim participou da sessão ordinária da Câmara dos Vereadores de Venda Nova do Imigrante na noite de terça-feira (29 de março), e fez uma explanação da situação da administração pública, principalmente em relação à situação dos servidores públicos municipais e do reajuste salarial. Na ocasião, o prefeito sugeriu à Câmara a criação de um grupo de trabalho formado por vereadores e representantes do Sindicato dos Servidores Públicos, para analisar a situação do município nestes tempos de crise e propor soluções.

Segundo a exposição do prefeito, o município tem hoje quase o mesmo percentual de servidores que tinha em 2008, apresentando uma variação de apenas 0,6% (de 3,0% da população em 2008 para 3,6% em 2015). Hoje, Venda Nova tem 870 servidores e uma estrutura funcional com 138 cargos, dos quais 119 estão ocupados. Dalton frisou que os 19 que estão vagos não serão ocupados por contratações ou processos seletivos, mas que eventualmente poderão ser ocupados a partir do concurso público que a prefeitura pretende fazer ainda em 2016.

Prosseguindo na exposição, o prefeito enfatizou que o município tem que ter compromisso com a Lei de Responsabilidade Fiscal, e por isso não pode criar despesas, incluindo o reajuste salarial dos servidores, sem ter contrapartida de receita. Para exemplificar, citou que em relação a 2015 a receita pública de 2016 já caiu 600 mil reais. Ao final, o prefeito repassou uma série de estudos e documentos ao presidente da Câmara que mostram a evolução salarial dos servidores do município.

O prefeito Dalton Perim também fez questão de homenagear o vereador Benjamin Falqueto com uma placa comemorativa pelos serviços prestados ao município, já que a sessão foi a última a ter a participação do veterano vereador, que está deixando o cargo com o retorno do titular, Acácio Cora

Fonte: Assessoria de Imprensa PMVNI