Geral - 13/07/2016 14:07:38

Prefeito presta contas do 1º semestre de 2016 na Câmara de Vereadores

Comprometimento da receita com a folha de pagamento está muito próximo do limite prudencial, alertou o prefeito.

O prefeito de Venda Nova do Imigrante, Dalton Perim, apresentou na noite de terça-feira (12 de julho) a prestação de contas do 1º semestre de 2016 em sessão da Câmara dos Vereadores. Na ocasião o prefeito mostrou os números da arrecadação da administração, a distribuição dos recursos por área, as despesas efetuadas e fez um balanço geral das realizações no município.

Os dados apresentados mostram que houve um decréscimo na evolução da receita total de 2014 para 2015 de  -10,7% e que esta queda continua em 2016, já que a receita corrente de janeiro a junho de 2015 arrecadou R$ 29.420.513,53, enquanto no mesmo período desse ano a arrecadação foi de R$ 26.989.622,52, representando uma queda de quase R$ 2,5 milhões (-10,8%).

Segundo o prefeito esta queda está provocando dificuldades para a administração, que se agravam ainda mais com a suspensão dos repasses dos convênios dos governos federal e estadual. Além disso, o Fundo de Participação dos Municípios (FPM) também caiu entre os exercícios de 2014 e 2015 (de R$ 14,7 milhões para R$ 14,2).

O prefeito também fez questão de explicar porque a prefeitura não está em condições de aumentar os salários dos servidores, demonstrando que hoje a folha de pagamento consolidada consome 51,39% da arrecadação, valor que ultrapassa o limite de alerta do TCU e fica muito próximo do limite prudencial. Mesmo assim, a prefeitura de Venda Nova do Imigrante ainda está conseguindo destinar 27,08% dos recursos para a Educação e outros 22,76% para a Saúde.

Encerrando sua apresentação, o prefeito se disse satisfeito com o legado que vai deixar de sua gestão: o Orçamento Participativo; a implantação da Controladoria Interna; os Planos Municipais (Gerenciamento Resíduos Sólidos, Assistência Social, Educação, PPRA/PCMSO eem andamento, o Saneamento Básico e PDM); o Plano de Carreira, Cargos e Vencimentos dos Servidores Públicos Municipais e do Magistério Público Municipal; os Conselhos Municipais; todas as prestações de contas aprovadas pelo Tribunal de Contas do Espírito Santo; e a  nota 10 no Ranking da Transparência do Ministério Público Federal.

Para baixar a prestação de contas clique aqui.

Galeria de fotos do evento.

Fonte: Assessoria de Imprensa PMVNI