Geral - 14/12/2016 16:12:08

Venda Nova conquista 1º lugar no Prêmio Ecologia

Prêmio foi na categoria Municípios Sustentáveis.

Venda Nova do Imigrante conquistou nesta quarta, o 1º lugar no Prêmio Ecologia 2016 na categoria Municípios Sustentáveis, com o projeto “Conservar – Juntos por mais água”. O Prêmio, organizado pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente e TV Vitória, teve como tema “a crise hídrica: ações e soluções”.

De acordo com a Secretária de Meio Ambiente, Sabrina S. Zandonade, o projeto Conservar reuni todas as ações desenvolvidas pelo município desde quando foi observada uma redução significativa na vazão do rio São João de Viçosa, no final do ano de 2014. O primeiro trabalho foi a mobilização dos proprietários rurais para abertura de caixas secas em São José do Alto Viçosa, na região de cabeceira do rio responsável por 90% do abastecimento de água da cidade.

Paralelamente, foram feitas campanhas para o uso racional e combate ao desperdício,  palestras de sensibilização, plantio de mudas para reflorestamento de nascente com o envolvimento de estudantes e o fórum das águas - evento realizado com o objetivo de promover a participação social e ampliar as discussões sobre a crise hídrica para além da esfera do poder público.

Das ações propostas pelos participantes do fórum e consolidadas na “Carta das Águas”  resultou o Programa Municipal de Incentivo à Conservação de Água que atua em dois focos: conservação de nascentes e reservação de água. Foram distribuídas cerca de 8.000 mudas nativas para reflorestamento de córregos e nascentes, disponibilizadas máquinas para abertura de caixas secas e barragens, além de subsídio de serviço técnico para obtenção de autorização do órgão ambiental para implantação dos barramentos.

Para o prefeito Dalton Perim, a conquista do 1º lugar do Prêmio Ecologia 2016 é um reconhecimento do trabalho, responsabilidade e compromisso dessa gestão com o desenvolvimento sustentável do município.

Fonte: Assessoria de Imprensa PMVNI