Notícia
Geral - 22/02/2017 17:02:04

Candidatos a agentes ambientais de saúde recebem treinamento

Os 14 inscritos que compareceram à terceira etapa da seleção passam nesta semana por treinamento com um especialista da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa)

Já estão em capacitação os candidatos inscritos no processo seletivo para contratação de Agente Ambiental de Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde. Os 14 inscritos que compareceram à terceira etapa da seleção passam nesta semana por treinamento com um especialista da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). Ao final, eles serão avaliados por prova escrita e prática de campo. Duas vagas são imediatas e haverá cadastro de reserva.

Gilmar Cordeiro veio de Vitória para treinamento dos candidatos - Ascom/PMVNI
<b>Título:</b>Gilmar Cordeiro veio de Vitória para treinamento dos candidatos - Ascom/PMVNI

O treinamento começou na última segunda-feira (20) e vai até sexta (24). Nestes três primeiros dias, os candidatos recebem informações teóricas para aprender a combater doenças importantes na saúde pública. “É uma capacitação para agente de controle de endemias, principalmente dengue, zika e chikungunya. Esses agentes fazem o controle de diversos vetores. Dentre eles, o mosquito transmissor dessas doenças”, explica Gilmar Cordeiro, Técnico da Superintendência Regional de Saúde de Vitória da Sesa e instrutor do curso.

Em sala de aula, os candidatos conhecem as fases de vida do mosquito Aedes Aegypti e veem exemplos reais do inseto nessas etapas de evolução. É também durante o momento teórico do treinamento que aprendem a forma correta de coletar e classificar amostras. Na parte prática, eles vão a campo exercer os conhecimentos que adquiriram, inclusive abordando moradores e reconhecendo focos do mosquito.

A prova de caráter classificatório acontece na sexta-feira e tem valor de sete pontos. A pontuação obtida será somada à da prova de títulos. Os dois candidatos que mais pontuarem serão selecionados e vão atuar juntamente com os outros cinco profissionais que já trabalham como agentes de endemias no município. Os demais vão compor cadastro de reserva.

Fonte:
Notícias Relacionadas