Geral - 10/10/2022 00:10:00

Prefeitura de Venda Nova do Imigrante realiza Audiência Pública para Parceria Público-Privada (PPP)

Atualizado em [ 10/10 ]

A Prefeitura de Venda Nova do Imigrante realizou no dia 28 de setembro, às 19h no Centro Cultural e Turístico Máximo Zandonadi, audiência pública relativa à contratação de Parceria Público-Privada em Venda Nova do Imigrante. O encontro estava previsto no Projeto Cidade Inteligente, projeto este que envolve parcerias público-privadas nos serviços de eficientização, operação e manutenção do parque de iluminação pública, além de rede de telecomunicações e miniusina de energia solar para os prédios públicos da cidade.

Audiência Pública para Parceria Público-Privada (PPP)
Data: 28 de setembro de 2022
Local: Centro Cultural e Turístico Máximo Zandonadi

População pode acessar os estudos do projeto e fazer sugestões à proposta
A Prefeitura de Venda Nova do Imigrante tornou público desde o início do mês, a abertura de consulta pública para a contratação de Parceria Público-Privada no Município. O Projeto de Cidade Inteligente envolve os serviços de eficientização, operação e manutenção do parque de iluminação pública, além de rede de telecomunicações e miniusina de energia solar para os prédios públicos da cidade. A proposta apresentada para o processo de consulta pública foi desenvolvida pela administração municipal em cooperação técnica com o Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (BANDES) e o Instituto de Planejamento e Gestão de Cidades (IPGC).

Os documentos e estudos técnicos do projeto poderão ser acessados pela população nos anexos dispostos no link "Consulta Pública" presente na página inicial do site da Prefeitura de Venda Nova do Imigrante. As sugestões ao projeto deverão ser enviadas pelo e-mail administracao@vendanova.es.gov.br até o dia 02 de outubro de 2022.

O Projeto
De acordo com o estudo de viabilidade do projeto, a PPP de Cidade Inteligente a ser implementada em Venda Nova do Imigrante trará à população a eficientização de serviços públicos, gerando economia e sustentabilidade ao município. A cidade receberá a troca de lâmpadas em 2.850 pontos de iluminação pública. As lâmpadas de vapor de sódio serão substituídas por luminárias de LED, mais econômicas e de melhor luminância.

Está prevista também a implantação de uma infraestrutura de telecomunicações com 40 Km (quarenta quilômetros) de fibra óptica, 42 pontos com câmeras de videomonitoramento e 18 pontos de internet gratuita à população. Toda essa rede será interligada, e também atenderá à demanda de 44 prédios públicos da cidade.

O terceiro serviço da PPP será a implantação, operação e manutenção de micro usina solar fotovoltaica com 750 kW por ano de potência nominal. Toda a energia produzida será distribuída entre os prédios municipais, diminuindo assim o valor a ser desembolsado com a tarifa de energia.

Cidade Inteligente
Cada vez mais popular, o conceito de cidade inteligente vem ganhando força no momento em que o mundo discute formas de desenvolvimento mais econômicas e sustentáveis. Segundo a União Européia, as smart cities são sistemas de pessoas interagindo e utilizando meios que propiciem o desenvolvimento humano e econômico. Trata-se do território em que o governo consegue otimizar a utilização de seus recursos e serviços para atender melhor ao cidadão. Segundo a prefeitura, com a implantação da PPP, além de ganhar o título de Cidade Inteligente, Venda Nova do Imigrante unirá em um só contrato três soluções inovadoras, gerando economia aos cofres públicos e maior qualidade na prestação dos serviços públicos municipais.

Parceria Público-Privada (PPP)
Parceria Público-Privada é uma modalidade de contratação em que a administração pública concede a um ente privado, por meio de licitação, a gestão ou desenvolvimento de um serviço. Nesse modelo, presente sobretudo em projetos de infraestrutura urbana, o parceiro privado divide os riscos do contrato, e terá sua remuneração vinculada ao desempenho na prestação do serviço.  Em Venda Nova do Imigrante, a PPP de Cidade Inteligente será o primeiro contrato assinado pela prefeitura nessa modalidade. O critério para escolha da empresa será o de menor valor na proposta. O vencedor da licitação irá operar na cidade por 25 anos, que é o prazo estipulado em contrato.

Próxima etapa
Terminado o processo de consulta pública, a administração irá avaliar todas as sugestões feitas pela população. A partir daí, o projeto segue para licitação, que escolherá a melhor proposta feita pelos investidores privados. A previsão é que a assinatura do contrato e a ordem para início das obras ocorram ainda no primeiro semestre deste ano.

Resultado - 06/10

Relatório Final de Consulta Pública - PDF