Geral - 06/06/2017 17:06:46

Alunos da Escola Liberal Zandonadi conscientizam sobre Semana do Meio Ambiente

Até uma árvore de lixo foi montada para chamar a atenção para a preservação

Tronco e restroescavadeira simbolizam o desmatamento - Ascom/PMVNI

Alunos da Escola Liberal Zandonadi desenvolvem nesta Semana do Meio Ambiente atividades sobre a preservação da natureza e do nosso planeta. Os estudantes estão realizando, juntamente com professores e pedagogas, atividades de conscientização. Até uma árvore de lixo foi montada para chamar a atenção para a preservação.

A árvore, que foi montada no estacionamento público no Centro de Venda Nova, simboliza a falta que o meio ambiente nos faz hoje e pode vir a fazer no futuro. “Foi um trabalho realizado pelos oitavos e nonos anos. Conversei com os alunos e pedi ideias para o Dia do Meio Ambiente e surgiu a iniciativa de criar a árvore”, explica o professor Dilson Lopes da Silva Filho, um dos responsáveis pelo projeto.

Ao lado da árvore, há uma máquina retroescavadeira simbolizando a derrubada de árvores e cartazes com mensagens de conscientização. “Foi ideia dos alunos. Eles quiseram mostrar algo bruto”. O trabalho foi montado no último sábado (03) pelos estudantes e colaboradores. “Teve gente de fora que estava de passeio e parou para ajudar na montagem”, revela o professor. A árvore, a retroescavadeira com o tronco e os cartazes devem ficar em exposição até amanhã (07).

Árvore simboliza falta que meio ambiente faz e pode fazer na nossa vida - Ascom/PMVNI

A escola contou com apoio das secretarias municipais de Meio Ambiente e Obras para a realização do projeto.

Cartazes com mensagens de conscientização cercam o local - Ascom/PMVNI

Escola também desenvolveu outras ações

Além do trabalho em exposição no Centro, outras turmas da Escola Liberal fazem trabalhos sobre a preservação ambiental. “Todas as turmas do turno matutino planejaram ações para esta semana. Algumas estiveram no Ifes para conhecer o projeto de transformação de óleo em sabão, outras foram a Pedra Azul visitar um instituto que realiza práticas socioambientais e outras vão plantar árvores nativas na EMEI Antônio Roberto Feitosa”, revela Viviane Guimarães Busato, pedagoga do turno matutino.

Os alunos do turno da tarde também estão engajados. “Estamos fazendo uma parceria com o Ifes que envolve plantio de mudas. Os alunos do segundo ano estão participando”, conta Simonia Maria Ferreira, pedagoga do turno vespertino.

Prefeitura Municipal de Venda Nova do Imigrante

(28) 3546-1188, ramal 230