Geral - 03/07/2024 00:07:00

Venda Nova celebra a entrega do Colégio Salesiano à Prefeitura

Na manhã desta quarta-feira (03), Venda Nova do Imigrante celebrou a cerimônia de entrega da sede do Instituto Salesiano Pedro Palácios (Colégio Salesiano) à Prefeitura Municipal. O evento contou com a presença do prefeito, Paulinho Mineti, do vice-prefeito, Tarcísio Bottacin, da diretora da Escola Estadual Fioravante Caliman, Celina Januário, da secretária Municipal de Educação, Sirlene Augusto, além de representantes do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, Ifes, Fundeb, Conselho Municipal de Educação e servidores do município.

O prédio, símbolo da educação em Venda Nova, comemora 62 anos neste mês de julho. Conforme o Decreto N° 4.704/2024, a área urbana de 1.057,61 m², pertencente ao Instituto Salesiano, foi considerada de utilidade pública. A área, que possui uma construção de 850,54 m², está em processo de desapropriação pela Prefeitura de Venda Nova para abrigar as instalações da Secretaria Municipal de Educação.

Durante a cerimônia, Celina Januário expressou sua gratidão e emoção. "Estudei aqui e, quando voltei como diretora, há nove anos, cheguei com o sentimento de cuidado, de amor com o local. Quando soube que a Prefeitura iria adquirir o espaço, comemorei a preservação da memória e do patrimônio público. Quero agradecer a gestão atual por tanto empenho para manter esse local de aprendizagem de tantos vendanovenses”, disse, apresentando uma cópia do convite para o lançamento da pedra fundamental em 1962.

Evandro Siqueira, professor do Ifes Venda Nova, também destacou a importância do espaço: “Que este espaço seja de memórias e conecte pessoas. O Ifes está aqui para complementar a memória de Venda Nova”.

A secretária Municipal de Educação, Sirlene Augusto, ressaltou o valor do investimento. “É um investimento grandioso para a educação de Venda Nova, 2º lugar no Estado em investimentos no Espírito Santo. Um orgulho para nós e quem sai ganhando são os munícipes”. Ela ainda refletiu sobre a importância emocional do prédio. “Enquanto educador, passar dentro de Venda Nova e ver aquele prédio parado dava uma dor no coração. E quando surgiu o desejo de adquirir aquele ambiente para a Educação, foi um orgulho. Manter a essência e a origem do espaço é fundamental para nós”.

O vice-prefeito Tarcísio Bottacin falou sobre a história rica do local. “A Secretaria Municipal de Educação já tem casa própria. O Colégio Salesiano foi o grande projeto do saudoso padre Cleto Caliman. Quando apareceu a ideia de aquisição do prédio, torci para dar certo. Meu desejo é que eu possa visitar aqui no futuro e ver que aquele filme que passou na minha cabeça é uma realidade e já está acontecendo”.

O prefeito Paulinho Mineti também expressou sua alegria e gratidão. “Estou muito feliz. A história de Venda Nova passa por aqui. O Colégio Salesiano é uma marca enraizada na comunidade. Muitos movimentos e entidades consolidados hoje na comunidade, a exemplo da Festa da Polenta e da Casa da Cultura, saíram daqui e queremos eternizar isso na história do município.

História
A história do Colégio Salesiano de Venda Nova é marcada por iniciativas locais e esforços comunitários. Em 1956, surgiu a ideia de criar um Colégio Salesiano na região. O desejo da comunidade, composta por muitos ex-alunos dos Salesianos, era ter uma instituição que oferecesse educação secundária, especialmente em uma área carente de colégios. Em julho de 1962, foi lançada a pedra fundamental do Colégio Salesiano Pedro Palácios, com a presença do Dr. Carlos Monteiro Lindenberg e a bênção de Dom Luiz Gonzaga Peluso, bispo diocesano.

O projeto do colégio foi a terceira obra dos Salesianos no Espírito Santo, iniciado graças à iniciativa do padre Cleto Caliman, natural de Venda Nova. Máximo Zandonadi foi essencial no desenvolvimento do colégio, doando 24 mil m² de terreno, posteriormente permutado para a construção de um hospital. Os irmãos Vicente e Deolindo Perim também contribuíram significativamente, viabilizando a construção do colégio ao venderem 50 mil m² de uma área central por 400 mil cruzeiros velhos.

A construção dos dois pavilhões principais, destinados à administração e às aulas, ocorreu de novembro de 1962 a março de 1967. Em 1967, o colégio iniciou suas atividades com 51 alunos matriculados no curso de admissão. Padre Cleto Caliman, em um dossiê com mais de 30 páginas, destacou que nenhum aluno foi excluído por falta de pagamento, com bolsas de estudo sendo concedidas aos menos favorecidos. Inicialmente, o colégio funcionava como uma escola agrícola, mas a comunidade expressou a necessidade de um estabelecimento de ensino que atendesse aos moldes da legislação nacional. Em 1975, formou-se a primeira turma de concluintes do Ensino Médio, composta por 46 jovens.

De 1968 a 1981, o colégio funcionou como um estabelecimento particular de ensino. Em 1982, foi arrendado ao Estado, mas os Salesianos continuaram a residir no Instituto Salesiano Pedro Palácios (ISPP), oferecendo assistência diária na direção e acompanhamento pedagógico-religioso. A construção do colégio custou 3 bilhões de cruzeiros, e o primeiro projeto, desenhado pelo renomado arquiteto Oscar Niemeyer, amigo de Padre Cleto, não foi executado devido a dificuldades financeiras.

Desde sua criação, o Colégio Salesiano Pedro Palácios destacou-se pela excelência na educação, conseguindo aprovações significativas em vestibulares e figurando entre as melhores instituições de ensino em exames como Ideb e Enem.

Fonte: *Fotos: Leandro Fidelis/AssCom PMVNI