Geral - 03/07/2017 15:07:58

Estudantes assistem à peça teatral com temática de preservação ambiental

Atores encantaram o público - Ascom/PMVNI

Os alunos dos quintos anos de cinco escolas vendanovenses assistiram na última sexta-feira (30) ao espetáculo “Uma viagem no tempo”. A apresentação aconteceu no auditório do Ifes e encantou a garotada, que riu, se divertiu e se conscientizou com os personagens no palco. A iniciativa faz parte do projeto Circulação Cultural e tem temática de preservação ambiental.

A peça busca fazer uma reflexão sobre a importância da água nas nossas vidas, mas isso é feito de forma leve e bem-humorada. “A história fala de viajantes do tempo que encontram uma menina que não sabe sorrir. Uma menina do futuro, um futuro em que não existe água. O tema se desenrola dentro desse contexto da necessidade de economizar água e do cuidado com o meio ambiente”, comenta Telma Amaral, diretora do grupo teatral Rerigtiba e produtora do espetáculo.

Os estudantes são de escolas públicas e particulares do município. Eles acompanharam com olhos atentos a história, que chama a atenção dos pequenos antes mesmo de começar. Pedro Henrique Salles (11), da Escola Liberal Zandonadi, aguardava ansioso o início da apresentação. “Eu achei muito interessante porque fala da nossa vida e da importância da água para nós. Através da água a gente sobrevive”, lembra o estudante.

Título:Equipe da companhia de teatro, Ifes e coordenação cultural de Venda Nova - Ascom/PMVNI

A coordenadora cultural de Venda Nova do Imigrante, Bárbara Premoli, conta que a escolha das turmas para assistir à montagem foi estratégica. “Como é uma peça que trabalha assunto infantojuvenil, nós optamos por chamar alunos do quinto ano das escolas do município, tanto estaduais, municipais e particulares”, explica Bárbara.

Pedro Henrique (esq.) estava ansioso para o início da peça - Ascom/PMVNI

Espetáculo encerra turnê em Venda Nova

Essa foi a última apresentação de “Uma viagem no tempo” realizada pelo Grupo Rerigtiba dentro do Projeto Circulação Cultural, da Secretaria de Estado da Cultura (Secult). A peça já passou por Muqui, Aracruz, Alegre, Anchieta – onde o grupo nasceu - e Rio Novo do Sul. A proposta da temática ambiental surgiu em 2015, quando o Brasil passou a viver uma forte crise hídrica.

Confira abaixo um vídeo com cenas do espetáculo: