Geral - 20/07/2017 16:07:41

Profissionais da educação recebem capacitação sobre educação inclusiva e motivação

Contação de histórias levou presentes a se abraçarem - Ascom/PMVNI

Aconteceu nesta semana a primeira Formação em Rede dos profissionais da rede de ensino municipal. Professores, pedagogos, coordenadores e demais servidores da educação se reuniram em busca de conhecimentos para aplicar em sala de aula. O evento teve palestra, contação de histórias, dança e depoimento.

As temáticas do encontro, que ocorreu na segunda-feira (17), no Ifes, foram “motivação” e “educação inclusiva”. “São assuntos que percebemos a necessidade de serem discutidos com os profissionais da rede de ensino”, explica Fábio Altoé, secretário Municipal de Educação e Cultura.

O tema motivação foi tratado pelo padre, psicólogo e psicopedagogo Antônio Tatagiba. Ele falou do empoderamento do professor, da sua condição e relação com as responsabilidades com que tem que lidar no dia-a-dia da escola.

Padre Tatagiba ajudou os presentes a pensarem na autestima - Ascom/PMVNI

Para abordar a educação inclusiva, foi convidada a professora e mãe de um jovem com necessidades especiais, Soraya Camata Busato. Ela compartilhou com os colegas a experiência que teve ao matricular seu filho. “Falei como mãe e professora. A educação inclusiva existe há poucos anos. Antes, essas crianças ficavam reclusas em casa. Agora, elas estão aparecendo, participando da vida comunitária. Na escola, muitas vezes, o profissional tem dificuldade em lidar com ela, promover sua inclusão”, comenta Soraya.

Soraya (dir.) compartilhou conhecimentos como professora e mãe - Ascom/PMVNI

Com a experiência e conhecimento adquiridos na formação, os participantes do evento voltam para as escolas ainda mais motivados e capacitados para lidar com alunos especiais. “A partir dessa capacitação, eles levam novos conhecimentos para colocar em prática na aula: como enxergar essa criança especial, a forma de abordar, usar um olhar diferenciado. O grande objetivo é sensibilizar, chamar a atenção”, completa o secretário.

A próxima Formação em Rede vai acontecer no mês de setembro.

Prefeitura de Venda Nova do Imigrante

comunicacao@vendanova.es.gov.br