Geral - 25/06/2018 15:06:36

Contadoras de história emocionam e resgatam cultura em Venda Nova

Grupo de mulheres atua como contadoras de história há cerca de sete anos - Ascom/PMVNI

Em tempos de redes sociais e stories, uma costume do passado está encantando e unindo pessoas em Venda Nova do Imigrante: a contação de histórias. Um grupo formado por mulheres leva emoção, conhecimento e aventura para públicos de todas as idades. Crianças da Biblioteca Municipal e idosos do Projeto Conviver são alguns dos ouvintes frequentes.

O trabalho é voluntário e surgiu há cerca de sete anos. “Uma amiga professora queria contar histórias quando se aposentasse. Ela procurou o Instituto Jutta Batista da Silva, que proporcionou o curso de contação”, relembra Zelia Maria Rebuli, membro do conjunto. A partir daí, outras mulheres se juntaram à iniciativa e, hoje, o Contarelê, nome do grupo, já tem 11 participantes.

Quando estão em ação, as contadoras levam o público para uma viagem. “A gente conta histórias que resgatam a tradição oral e o folclore. Elas passam de geração para geração”, detalha Zélia. Enquanto ouvem, os olhos acompanham as contadoras, a mente se envolve na narrativa e o coração se enche de sentimentos, às vezes esquecidos.

Na comemoração do Dia da Mulher realizada no Centro de Convivência do Idoso, as contadoras relembraram cantigas de roda. Foi um momento de muita alegria. “Quando contamos para adultos, acionamos a memória afetiva. Muitos choram, riem e nos agradecem por terem feito uma viagem ao passado”, explica Zélia.

Reflexos positivos na educação

Se os adultos redescobrem sentimentos, as crianças aprendem com as histórias. Marcia Stein, servidora pública na Biblioteca Municipal e membro do Contarelê, revela que a reação dos pequenos é surpreendente. “Elas vêm pela primeira vez. Na segunda, voltam com mais vontade de assistir e, o mais importante, vêm para pegar livros emprestados”, comenta.

As contações de história na Biblioteca Pública Municipal Professor Benito Caliman acontecem de acordo com a demanda das escolas. Professores e profissionais da educação interessados em levar estudantes podem agendar a visita pelo telefone (28) 3546-3950.

Trabalho na biblioteca municipal ajuda crianças a se interessarem pela leitura - Divulgação

Trabalho Multiplicado

O Contarelê é o único grupo de contação de histórias de Venda Nova do Imigrante, mas isso deve mudar em breve. Zélia e outras mulheres trabalham na formação de uma nova equipe, que vai ajudar a levar aventura, emoção e aprendizado para ainda mais pessoas.

Histórias são contadas com a participação do público - Ascom/PMVNI