Geral - 30/08/2018 17:08:56

Um lugar onde o conhecimento enche os olhos

A bola que flutua chama a atenção dos pequenos - Ascom/PMVNI

A Feira do Conhecimento está a todo vapor em Venda Nova do Imigrante. O primeiro dia de programação preencheu o Centro de Eventos Padre Cleto Caliman de visitantes em busca de curiosidades, ciência, arte e cultura. Além de se encantar com os 50 estantes montados, quem passar por lá também pode se capacitar.

A abertura oficial aconteceu nessa quarta-feira (29) em solenidade que contou com os organizadores, parceiros e autoridades. “Aparecem os talentos na hora em que você realiza em evento desse. A pessoa, às vezes, fica dentro de casa e faz grandes coisas e a gente nem sabe. Os próprios alunos chegam aqui e conhecem algo que desperta a curiosidade para algo que estaria distante deles”, comentou o prefeito Braz Delpupo.

Onde mais em Venda Nova você tiraria fotos com uma arara? - Ascom/PMVNI

Dar início a um evento tão importante é motivo de alegria e orgulho segundo o secretário de Educação e Cultura, Fábio Altoé. “Essa é uma data muito especial para Venda Nova, para a educação do Município e da Região. Como secretário, me sinto extremamente orgulhoso”, comentou.

Programação para todos os gostos

A curiosidade não tem idade. Por isso, a feira traz atrações para todos os públicos. Desde o planetário digital montado logo na chegada, ao estande de robótica preparado no outro lado do galpão principal do Centro de Eventos, tudo inspira a dar uma olhadinha. É nesse momento que o prazer de aprender e de ensinar se misturam.

O Ricardo te explica direitinho como funciona o vulcão feito na escola - Ascom/PMVNI

Para as crianças, há muito o que ver, experimentar e aprender. Para os adultos, também. A mini fazendinha é um convite para ver de perto animais que não encontramos com facilidade. No espaço dos Bombeiros, dá para subir por uma corda até o teto e descer. Tudo em segurança, claro!

Tem os estandes das escolas, com projetos feitos pelos próprios alunos. Em um deles, está o vulcão que entra em erupção graças à química. Em outro, um projetor de vídeo que usa mais de 20 imagens estáticas para criar movimento. Está ali, pertinho, e de brinde você prende um pouco mais sobre cinema.

Quer um pouquinho de adrenalina? O teto do Centro de Eventos é o limite - Ascom/PMVNI

Capacitação também está na programação

Para quem está em busca de conhecimentos específicos, a feira é o lugar certo. Graças à parceria da Prefeitura com o Crea-ES e a Mútua, vários cursos, palestras e visitas técnicas estão disponíveis gratuitamente para a população. Saiba mais clicando aqui. A Feira do Conhecimento vai até sábado (1º) e funciona de 7h30 às 19h.