Geral - 17/01/2019 13:01:21

Presépio animado é doado ao Município

Salesiano Agostinho Bastianello formalizou a doação nessa quarta-feira (16)

Obra levou anos para ficar pronta e contou colaboração de muitas pessoas - Ascom/PMVNI

A quarta-feira (16) foi um dia especial para Venda Nova do Imigrante. O Presépio Caminho da Luz, criado pelo salesiano Agostinho Bastianello, foi doado ao Município e passou a ser um bem que pertence a todos. A obra é animada por roldanas, motores e cabos e levou anos para ser concluída. Agora, pode ser visitada gratuitamente no Centro Cultural e Turístico Máximo Zandonadi.

O presépio conta várias etapas da vida de Jesus, do anúncio do anjo Gabriel à Virgem Maria até a ressurreição de Cristo. Tudo é exibido com narração e trilha sonora em 15 painéis com imagens que se movimentam. Um trabalho feito com carinho, cuidado e colaboração de muitas pessoas.

“Eu gostava de fazer. Sempre gostei. Muita gente me ajudou, porque eu sozinho demoraria muito mais. Muitos ficavam até a noite ajudando e o professor nunca reclamou! Eu até agradeço a esse professor que não reclamava do nosso barulho”, brincou Agostinho sobre a época em que a peça estava em construção, ainda em uma sala desativada na escola Fioravante Caliman.

Agostinho vai deixar Venda Nova em breve e recebeu carinho e lembranças do prefeito Braz Delpupo/Ascom/PMVNI

Legado para a cultura

Durante a solenidade de transferência, cheia de emoções, o prefeito Braz Delpupo lembrou a importância de tornar o presépio acessível a todos. “É um dia histórico para Venda Nova. Sempre tive muito contato com o seu Agostinho e um dos maiores motivos é essa obra de arte que ele construiu. É algo complexo e que dificilmente se encontra. Nós vamos conservá-lo e deixá-lo neste lugar para que muitas pessoas possam conhecer esse trabalho”, comentou o prefeito.

Movimento das imagens é gerado por roldanas, motores e cabos. Tudo projetado por Agostinho - Ascom/PMVNI
Movimento das imagens é gerado por roldanas, motores e cabos. Tudo projetado por Agostinho.

O presidente da Fundação Máximo Zandonadi, João Fábio Zandonadi, falou de gratidão a Agostinho como artista e professor. “A Fundação é muito grata a ele. Queremos parabenizá-lo pela pessoa que é, pela sua simplicidade e pelo exemplo que sempre nos deu”, comentou João Fábio, que aproveitou para lembrar histórias da época em que era aluno de música do salesiano.

O presépio já pode ser visitado por moradores e turistas de 9h às 15h nos dias úteis. Grupos devem agendar a visita pelo telefone (28) 3546-6105. O Centro Cultural e Turístico Máximo Zandonadi fica no bairro Vila Betânea.

Agostinho assina a doação na presença do Prefeito Braz Delpupo e do presidente da Fundação Máximo Zandonadi, João Fábio Zandonadi - Ascom/PMVNI

Fonte: Ascom/PMVNI