Notícia
Geral - 10/06/2019 13:06:19

Parceria entre escola e empresa conscientiza sobre saúde no campo

Cerca de 140 alunos com idades de oito a 11 anos participaram de palestras e atividades voltadas para a conscientização sobre o EPI

A criatividade marcou presença na produção dos pequenos - Ascom/PMVNI
A criatividade marcou presença na produção dos pequenos - Ascom/PMVNI

 

A escola é um lugar de multiplicação do conhecimento. Desde as séries iniciais, alunos e professores vivem uma relação de crescimento e aprendizagem. Com a parceria de quem está fora dos muros do colégio, os resultados podem vencer as barreiras e chegar até as casas dos estudantes. Foi o que mostrou a Emef Caxixe, em Alto Caxixe, que recebeu apoio da iniciativa privada para despertar na comunidade noções de segurança no uso de defensivos agrícolas.

Alto Caxixe é um distrito reconhecido por ser um grande produtor de alimentos, o que pode ser percebido facilmente no número de lavouras cultivadas nas montanhas da comunidade. Manter a produtividade sem abrir mão da atenção com a saúde é uma grande preocupação de quem vive no campo e a escola serviu de ponte para a promoção da correta utilização dos equipamentos de proteção individuais (EPIs).

A Emef Caxixe recebeu o projeto Corteva Escola, aplicado na comunidade pela Terra Nova, que comercializa insumos e implementos agrícolas. Cerca de 140 alunos com idades de oito a 11 anos participaram de palestras e atividades voltadas para a conscientização sobre o EPI. Eles estão levando para seus pais, na maioria produtores rurais, o que aprenderam em sala de aula. Até prêmios foram distribuídos.

 

Crianças receberam palestra para orientação sobre o trabalho - Arquivo pessoal
Crianças receberam palestra para orientação sobre o trabalho - Arquivo pessoal

 

Parceria dentro da sala de aula

A mensagem levada pela empresa aos estudantes da Emef Caxixe foi de valorização do trabalhador rural e de atenção ao uso de equipamentos de segurança na lavoura. “Levando informações para as salas de aula, as crianças irão transmitir aos familiares a importância do trabalho no campo, tendo em vista a preservação da saúde e o respeito ao meio ambiente”, comenta Renata Fazolo, do departamento comercial da Terra Nova.

A iniciativa recorreu à criatividade para motivar os alunos a descobrirem. Por isso, eles colocaram seus talentos em prática. Após as palestras, as turmas dos terceiros anos receberam a tarefa de criar desenhos para representar o que aprenderam. Já a criançada dos quartos anos ficou com a missão de mostrar, em forma de redação, o conhecimento adquirido.

Com lápis, papel e imaginação, cada um produziu, à sua maneira, um trabalho para ajudar a fixar e transmitir o aprendizado. O material foi levado para casa e os pais puderam acompanhar. “Vimos que eles aprenderam muito. Todos demonstraram nos desenhos e redações o uso do EPI pelos pais”, relata Rosimar Aparecida Soares, pedagoga da instituição. A dedicação dos pequenos valeu a pena. Os donos dos três trabalhos selecionados em cada série ganharam bicicletas e a escola foi premiada com um projetor multimídia.

 

Trabalhos vencedores foram expostos na Terra Nova. A empresa pretende expandir o projeto - Ascom/PMVNI
Trabalhos vencedores foram expostos na Terra Viva. A empresa pretende expandir o projeto - Ascom/PMVNI

 

Da escola para o campo

Terminado o trabalho em sala de aula, a expectativa é colher os resultados no dia a dia dos agricultores. O conhecimento produzido na escola foi levado para as casas e famílias que lidam com o campo. “A proposta da empresa é ensinar os filhos para educar também os pais. Esse projeto completa parte do conteúdo didático. É um trabalho que não só educa, mas também transforma”, comenta Tarcísio Botacin, diretor da Emef Caxixe.

De outro lado, o setor privado ajuda no desenvolvimento social. “Além das obrigações legais e econômicas, buscamos cumprir nossa responsabilidade socioambiental incentivando agricultores e familiares, através das crianças, a multiplicarem conhecimentos e preservarem o meio ambiente focados na produtividade e sustentabilidade das operações agrícolas”, conclui Renata.

A expectativa da empresa é expandir a iniciativa para outras comunidades rurais de Venda Nova do Imigrante e alcançar ainda mais crianças e produtores.

 

Redações e desenhos foram usados para ensinar os alunos e familiares - Ascom/PMVNI
Redações e desenhos foram usados para ensinar os alunos e familiares - Ascom/PMVNI

Fonte: Ascom/PMVNI
Notícias Relacionadas