Geral - 05/03/2021 12:03:18

Volta às aulas em doze escolas do Município

Primeiro dia de março marcou a volta às aulas

As escolas municipais de Venda Nova do Imigrante retornam em formato de revezamento no início desta semana, na segunda-feira, dia 01. Ao todo foram 12 escolas, de educação infantil e ensino fundamental.

Para que o retorno dos estudantes fosse feito de forma adequada, os diretores em conjunto com as equipes  da comunidade escolar se envolveram na preparação e organização dos espaços, e mantiveram uma comunicação constante junto a família dos estudantes para divisão de grupos considerando o distanciamento.

De acordo com a secretária de educação, Sirlene Mazzocco, no período de planejamento de volta às aulas houveram além de diversas reuniões com as outras secretarias, formação junto a Secretaria de Saúde para motoristas, serventes, funcionários da educação em geral, acerca das adequações sanitárias necessárias em período de pandemia do COVID-19. “Pra que os estudantes voltassem com segurança pro ambiente escolar, a vigilância sanitária visitou com antecedência todas as escolas de Venda Nova que retornariam às atividades presenciais, para verificação in loco das condições sanitárias. Foram através dessas visitas que eles fizeram as considerações para adequação dos espaços acerca das normas vigentes”, destaca Sirlene.

O prefeito, Paulinho Mineti, junto com o vice-prefeito Tarcísio Botacin, visitaram algumas escolas do Município para verificar a metodologia adotada e dar apoio aos estudantes e funcionários no primeiro dia de volta às aulas: “É possível observar que as crianças estão bem tranquilas, obedecendo as normas que estão sendo orientadas pelos professores. Todas as equipes estão muito bem preparadas, há sinalização por toda parte, higienização com álcool 70 em todas as salas e medição de temperatura corporal nas entradas. É muito gratificante ver o empenho de todo os profissionais de educação do município”.

Durante toda a semana, os profissionais de educação vem recebendo mensagens de apoio e gratidão por parte da família dos estudantes. “Vocês são mágicos! Meu filho não dorme fácil assim em casa! Que sonho. Este momento está sendo muito especial para ele e pra mim. Olha que foi só um dia! Não vejo a hora de levá-lo amanhã! Gratidão por vocês cuidarem tão bem deles! Me sinto segura em voltar a trabalhar fora.” Escreveu Evanda da Conceição Antoniazzi, uma das mães, após o primeiro dia de aula.

O retorno escalonado das aulas do ensino infantil está sendo feito com um período curto de intervalo: um dia remoto, outro presencial, de forma que não haja um prejuízo no processo de aprendizagem da criança. A Secretaria de Educação acredita que esse curto intervalo ajudará a criança a passar com mais tranquilidade pelo período de adaptação, além desenvolver a continuidade das propostas de uma maneira mais eficaz, mesmo com a atividade remota. Com o formato novo de ensino com restrições de distanciamento, de contato físico, essa é uma alternativa para que o estudante possa estar em interação e convivência com outras crianças da mesma faixa etária, algo que é muito importante para o desenvolvimento pessoal e social das crianças.

Os estudantes do ensino fundamental possuem uma maior facilidade de absorção de conteúdo, além de possuírem um grau um pouco mais elevado de independência nos estudos, em relação à educação infantil. O período de revezamento para essa faixa etária é diferente: uma semana presencial e outra remota.

Ensino em Revezamento

Seja presencial ou de forma remota, todos continuarão tendo acesso aos mesmos conteúdos, assim como já vem sendo feito por meio dos grupos de WhatsApp e/ou retirada das propostas impressas na escola.

O uso de máscara, a utilização exclusiva do material escolar pelo aluno, a intensificação dos cuidados com a higiene e observar e comunicar os sintomas da Covid-19 são ações obrigatórias neste retorno. Confira mais detalhes no “Guia da Família”, ao clicar AQUI.

As aulas presenciais serão mantidas conforme a classificação de risco baixo ou moderado do Município, seguindo o Mapa de Risco do Governo que recebe atualização semanal.