Geral - 20/05/2013 14:05:23

Duplicação da BR 262 terá investimento de R$ 1,5 bilhão

Será o maior investimento em estradas já realizado no ES.

A duplicação dos 196 km da BR 262 e sua privatização foram assuntos de audiência pública realizada hoje (20/05) no auditório do fórum de Venda Nova do Imigrante. Participaram do evento o prefeito Dalton Perim, o superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes no Estado (Dnit), Halper Luiggi, prefeitos e representantes dos municípios ao longo da BR, o vice-presidente da Confederação Nacional das Indústrias, Lucas Izoton, deputados estaduais, autoridades e representantes das comunidades de Venda Nova do Imigrante.

Segundo o superintendente do Dnit, Halper Luiggi, o investimento de mais de R$ 1,5 bilhão nas obras é o maior já feito no Estado em rodovias, e a prioridade é melhorar a infraestutura da rodovia, baixando os custos de produção e transformando a BR 262 num corredor de exportação moderno e eficiente. Todos os projetos serão feitos com base em estudos de impacto ambiental e levando em consideração o paisagismo da BR 262 e a vocação turística da região.

As obras serão realizadas em blocos separados, que já estão em fase de estudos, licitação e contratação. As primeiras intervenções serão realizadas na Segunda Ponte, em Vitória, do km 0 ao km 1,3, com implantação de passagem de pedestre, ciclovia e acostamento; implantação e revitalização da iluminação; restauração da pavimentação e reforço da estrutura da ponte. A seguir vem o trecho do km 15,8 ao km 19,10, cujo projeto está sendo contratado à empresa ECR Engenharia. A previsão de início dessas obras é março de 2014 e término em abril de 2016.

O próximo trecho, de 52,62 km, vai do km 19,10 ao km 71,72; onde serão feitas obras de duplicação de pista e restauração de pavimento; eliminação de pontos críticos; implantação de cinco interseções em dois níveis; implantação, reforço e alargamento de 11 obras de arte especial e tratamento das travessias urbanas. O processo de licitação para esse trecho está em fase final e a proposta vencedora é do consórcio Pavotec, Mac e Euler. A previsão do início das obras é outubro de 2013 e o término está previsto para setembro de 2017.

O último trecho, de 124,58 km do km 71,72 até o km 196,30, está em fase de contratação de projeto executivo (empresa Maia Melo Engenharia), com previsão do início das obras para junho de 2014 e término em maio de 2018. Nesse trecho serão feitas obras de duplicação e restauração de pistas; implantação de duas interseções em dois níveis; adequação e implantação de ruas laterais nas travessias urbanas; eliminação de pontos críticos; tratamento das travessias urbanas; duplicação, alargamento e reforço de todas as pontes e viadutos e implantação de novo posto da Polícia Rodoviária Federal.

Para a realização das obras será necessário um horário especial (entre meia noite e quatro da manhã) e a BR deverá ser bloqueada para tráfego nesses horários.

Fonte: Assessoria de Imprensa PMVNI