Geral - 03/06/2013 12:06:39

Venda Nova do Imigrante adere ao PNAIC e já conta com 45 professores alfabetizadores

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios para assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.

O município de Venda Nova do Imigrante através do prefeito Municipal, Dalton Perim, assinou o PNAIC - Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa e atualmente temos 45 professores alfabetizadores nas escolas estaduais e municipais e dois orientadores de estudos: Patrícia Jackeline Wolff Serpa e Viviane Guimarães Busato. As aulas acontecem quinzenalmente e proporcionam momentos de estudos e reflexões a respeito da aprendizagem dos alunos. A professora alfabetizadora, Marinês Aparecida Buzato, diz que esses momentos de estudos possibilitam validar e confirmar a prática em sala de aula. “É bom saber que estou no caminho certo, contribuindo para a construção de uma aprendizagem realmente significativa e prazerosa. É preciso interagir o tempo todo: PROFESSOR-ALUNO-CONHECIMENTO.”

O PNAIC - Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios para assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.

Sabemos que a alfabetização é, sem dúvida, uma das prioridades nacionais no contexto atual, e o professor alfabetizador tem a função de auxiliar na formação para o bom exercício da cidadania. Para exercer a função de forma plena é preciso ter clareza do que ensina e como ensina. Para isso, não basta ser um produtor de métodos que objetivem apenas o domínio de um código linguístico, é preciso ter clareza sobre qual a concepção de alfabetização está subjacente na sua prática.

As professoras alfabetizadoras frequentarão um curso de 120 horas, entre atividades presenciais e a distância. Neste ano, a ênfase será em linguagem, em 2014, será em matemática. Segundo documento do MEC, além dos professores, materiais pedagógicos e referências curriculares também serão alvo do PNAIC.

Para a formadora Viviane, a alfabetização é um processo complexo e  importante que deve ser conduzido com muita responsabilidade. Investir na formação continuada dos alfabetizadores é meta essencial que deve ser valorizada por toda a comunidade.

Fonte: Assessoria de Imprensa PMVNI