Geral - 08/02/2023 00:02:00

Secretaria Municipal de Educação inicia ano letivo com encontro entre gestores, pedagogos e coordenadores escolares

Encontro ainda contou com formação inicial de agentes de apoio educacional

Nos dias 30 e 31 de janeiro a Prefeitura de Venda Nova do Imigrante, através da Secretaria Municipal de Educação realizou o primeiro encontro entre gestores, pedagogos e coordenadores escolares da rede para acolhimento das equipes, apresentação dos novos servidores e início do ano letivo de 2023. A formação ocorreu no Centro Cultural e Turístico "Máximo Zandonadi" e reuniu cerca de 50 integrantes da equipe da Secretaria Municipal de Educação e das Equipes pedagógicas das escolas, além de dezenas de agentes de apoio educacional, monitores de transporte, auxiliares de sala, estagiários e professores do AEE para planejamento e formação com a equipe da SEMED.

A recepção dos gestores na manhã do dia 30 iniciou com um momento de apreciação musical conduzido pela artista Ruth Falchetto e foi seguida do acolhimento ao grupo pela secretária municipal de Educação Sirlene Mazzocco, cujas palavras de boas-vindas aos novos integrantes e de retorno à rede conduziu o início do ano letivo de 2023.

A equipe gestora se dirigiu para formação conduzida pela professora Sirley Brozinga Zandonadi que discutiu a pauta intitulada “Uma escola para todos”. O grupo debateu a missão, visão e valores da Rede, as transformações e manutenções e os novos pactos para este ano. Além de apresentar os documentos oficiais de instância municipal, estadual e federal, e ratificar as responsabilidades e a rotina como instrumento para os gestores, pedagogos e coordenadores escolares, o grupo também ressaltou a prioridade do processo de alfabetização em sua amplitude e concepções.

Gestão coletiva e equipe mais próxima
Entre os principais pactos firmados no encontro destaca-se a agenda do diretor escolar, que contemplará em sua jornada de trabalho tempo definido em comum acordo com os profissionais da escola de modo que todo o trabalho realizado seja pensado e decidido coletivamente. Com as pedagogas foi pactuada uma rotina de avaliação contínua do processo de ensino e da aprendizagem dos estudantes, além da condução de ações que promovam o crescimento dos professores durante os planejamentos e encontros formativos realizados na própria escola.

Por fim, foi reafirmada a responsabilidade da direção e da equipe pedagógica escolar na realização de trabalho formativo com os professores nos horários de planejamentos, de acordo com as demandas de cada escola.

Preparação dos agentes de apoio para o AEE
No auditório do Centro Cultural reuniram-se os agentes de apoio educacional, monitores de transporte escolar e auxiliares de sala que, durante a manhã do dia 30, participaram da formação sobre o atendimento educacional especializado - AEE conduzida pela coordenadora pedagógica do atendimento educacional especializado (AEE), Soraya Camata C. Busato e a professora de AEE Sandra Canal, que compartilharam experiências, olhares técnicos e fundamentais para a condução do trabalho escolar. Na manhã do dia 31, o grupo recebeu a terapeuta ocupacional Luana Bergamaschi e a psicóloga Talyta Assis para debaterem o tema intitulado “Manejo de comportamento na escola”.

Os dois dias de acolhimento e formação reiteraram aos servidores públicos da educação as perspectivas de visão, comportamentos e valores instituídos pela rede municipal de educação a fim de consolidar a sua missão no município de Venda Nova do Imigrante. As atividades escolares da rede foram retomadas no dia primeiro de fevereiro em todas as escolas municipais de educação infantil e fundamental.