Geral - 24/02/2023 00:02:00

PREFEITURA DE VENDA NOVA DO IMIGRANTE ADQUIRE CENTENAS DE JOGOS E BRINQUEDOS PEDAGÓGICOS PARA AS 13 ESCOLAS DA REDE DE ENSINO

Escolas Municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental recebem os alunos com novos recursos para o ano letivo.

A Prefeitura de Venda Nova do Imigrante, através da Secretaria Municipal de Educação adquiriu e distribuiu centenas de jogos e brinquedos pedagógicos para as 13 escolas da rede municipal de ensino. Também foram instaladas 9 estações de playgrounds em creches, escolas de Educação Infantil e de Ensino Fundamental municipais. No início deste ano letivo, os estudantes já fazem uso dos materiais.

Entre os diversos brinquedos e jogos pedagógicos, estão: ábacos, caixas táteis, conjuntos de peças de encaixe, conjuntos de fantoches, túneis lúdicos, gangorras individuais entre outros. Para atender ao desenvolvimento motor dos bebês, as creches foram equipadas com praticáveis de espuma, entre outros conjuntos psicomotores e circuitos de atividades. Para organização dos novos materiais nas escolas, foram adquiridas e instaladas estantes moduladas.

O prefeito de Venda Nova do Imigrante, Paulinho Minetti destaca que “a aquisição de novos brinquedos e jogos potencializam o aprendizado, tornando o ambiente escolar mais lúdico. A Prefeitura também instalou parquinhos de playground nas escolas e agora instalará casas de areia, que consiste numa estrutura instalada no pátio, em algumas EMEIs do Município para que as crianças não brinquem no sol e se divirtam em segurança.”

A secretária municipal de Educação Sirlene Mazzocco explica que “todas as aquisições e as entregas atendem a demandas específicas de cada escola. Nossa preocupação enquanto gestão é oportunizar aprendizagens significativas para os estudantes, por isso tivemos um planejamento, junto aos gestores, de quais materiais comprar.”

Eduardo Altoé Possebon, diretor da EMEI Antenor Roberto Feitosa, destacou que “Iniciar o ano letivo com novos equipamentos lúdicos e brinquedos significa proporcionar às crianças e aos professores ferramentas que auxiliarão o processo de adaptação. Os brinquedos são potentes instrumentos de aprendizagem. É um ganho muito significativo para a educação”, conclui o diretor.

A importância do lúdico no AEE
As salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE) também foram equipadas com novos jogos e brinquedos pedagógicos, como: dominó matemático, kits de letras, sequências lógicas e material dourado. A coordenadora técnico pedagógica do AEE, Soraya Busato Camata, destaca que “o acesso ao material concreto, através dos jogos inclusivos, é fundamental para potencializar a aprendizagem dos estudantes”.