Geral - 30/05/2023 00:05:00

Exposição 'Boas Práticas James Yung' evidencia processo de aprendizado na escola

A equipe escolar da EMEI James Yung, localizada na Rua Jutta Batista, Alto Caxixe, realizou na última sexta-feira (26), a Exposição "Boas Práticas da EMEI James Yung". A exposição teve como principal objetivo expor para a comunidade escolar o processo de aprendizado das crianças, bem como proporcionar a reflexão da concepção da educação infantil.

Atualmente, a escola atende 56 crianças com idades entre seis meses e dois anos e 11 meses. A equipe é composta por 25 servidores que desempenharam um papel fundamental na organização do espaço e no desenvolvimento das propostas apresentadas.

A exposição "Boas Práticas James Yung" surgiu a partir de momentos formativos, reuniões e planejamentos com os professores. Segundo a pedagoga Dalcina Aparecida Bellon, "as propostas feitas pelos profissionais são muito bem elaboradas, o que resultou em aprendizagens muito significativas. Diante disso, nós pensamos a necessidade de apresentar aos famíliares, juntamente com toda a comunidade escolar, todo o envolvimento e desenvolvimento das crianças, o que traz aprendizagens maravilhosas e significativas pra vida." Neste sentido, a exposição de boas práticas da James Yung ultrapassou os muros da escola, revelando verdadeiras experiências de aprendizagens. De acordo com a diretora da EMEI James Yung, Sandrelia Lopes de Souza, a exposição evidencia que "os espaços da escola são todos ambientes com objetivos específicos, que revelam as aprendizagens das crianças. Essa aprendizagem surge através de seu cotidiano e de suas vivências, seja das interações com os colegas, com os materiais, com os espaços em si, com elas mesmas e/ou com os adultos.

A secretária municipal de Educação Sirlene Mazzocco destaca "Trata-se de um recorte das vivências das crianças e adultos que habitam aquele contexto, e também das reflexões dos momentos formativos que ocorrem ao longo dos anos.  Sintetizando, podemos dizer que a exposição de boas práticas evidencia a criança como protagonista do percurso de aprendizagem além da participação de uma equipe escolar engajada por uma educação de qualidade no município de Venda Nova do Imigrante."