Geral - 28/06/2023 00:06:00

Oficina Regional da Agricultura Familiar fortalece Programa de Alimentação Escolar em Venda Nova

Na última segunda-feira (26),  Venda Nova do Imigrante sediou a 2ª Oficina Regional da Agricultura Familiar no Programa Nacional de Alimentação Escolar, no auditório da Igreja Matriz São Pedro Apóstolo. O evento, promovido pelo Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição do Escolar (Cecane/Ufes), reuniu aproximadamente 40 pessoas, incluindo nutricionistas, representantes de secretarias de Educação e Agricultura, Equipe de Licitação e Compras, agricultores familiares, Sindicatos Rurais, Incaper, CAF, CAE, além de outras pessoas e instituições envolvidas com a agricultura familiar nos municípios de Venda Nova do Imigrante, Vitória, Conceição de Castelo, Laranja da Terra e Brejetuba.

O objetivo principal do encontro foi realizar um levantamento da demanda da alimentação escolar e da produção da agricultura familiar e de povos e comunidades tradicionais, visando aprimorar a execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) nos municípios. Além disso, a oficina proporcionou a troca de experiências, encontros e diálogos entre os diversos atores envolvidos na cadeia de oferta e demanda dos produtos da agricultura familiar.

Durante o evento, a nutricionista da Prefeitura de Venda Nova, Mariana de Freitas Leal, responsável técnica do PNAE no município, apresentou experiências locais bem-sucedidas em relação à utilização dos produtos da agricultura familiar no programa. Ela ressaltou a importância da oficina realizada nesta segunda-feira, destacando o intercâmbio com outros municípios para conhecer suas realidades.

“A aquisição de alimentos da agricultura familiar é viável em Venda Nova do Imigrante devido a um conjunto de fatores, como o interesse da administração pública em adquirir produtos desses agricultores, a elaboração do cardápio com base no que eles fornecem e a pronta entrega dos produtos pelos produtores. Esse trabalho conjunto é fundamental para o sucesso do programa”, disse Mariana.

Dentre os principais alimentos provenientes da agricultura familiar que são utilizados na merenda escolar de Venda Nova do Imigrante, destacam-se o tomate, abóbora, alface, couve, puína, queijo, feijão, fubá, iogurte, entre outros.