Geral - 10/08/2023 00:08:00

Venda Nova promove ações educativas durante Semana Estadual de Proteção e Defesa Civil

Como parte integrante da Semana Estadual de Proteção e Defesa Civil, que começou na última segunda-feira (07) e segue até esta sexta-feira  (11), a Defesa Civil de Venda Nova do Imigrante está promovendo um conjunto de ações direcionadas às escolas do município. Durante esta semana, uma série de eventos ocorre em todo o Estado com um propósito claro: fomentar o entendimento e a conscientização acerca dos riscos associados a desastres naturais.

A Defesa Civil optou pela realização de palestras para os estudantes, mostrando um pouco do trabalho realizado no município e noções de risco. Terça-feira (08) foi a vez da Escola Atílio Pizzol (São João de Viçosa), quarta (09), de Pindobas, e nesta quinta-feira (10), de Alto Caxixe.

As ações contam com apoio do Corpo de Bombeiros, que contribui com demonstrações com a viatura e dos equipamentos operacionais junto aos alunos. A Secretaria Municipal de Educação ajudou a montar o conteúdo a ser ministrado na sala de aula e cedeu espaço e horário nas escolas para as atividades.

Vale ressaltar o engajamento dos alunos. Nas interações com a equipe da Defesa Civil, eles têm demonstrado notável interesse em adquirir conhecimentos relacionados à identificação dos riscos em suas proximidades residenciais e formas eficazes de prevenção. O interesse vem principalmente dos estudantes que vivem em localidades próximas a rios e córregos, preocupados sobre a questão do descarte do lixo nos leitos, a fim de mitigar potenciais problemas.

O engajamento ativo dos estudantes de Venda Nova ressalta a importância dessas iniciativas educativas, que não apenas informam, mas também capacitam as futuras gerações a enfrentar desafios e riscos de maneira responsável e consciente.

Fonte: *Fotos: AssCom PMVNI