Geral - 09/04/2014 15:04:41

Venda Nova reinicia a formação dos professores alfabetizadores

Atualmente o município tem 32 professoras alfabetizadoras nas cinco escolas que oferecem o ensino fundamental.

Com foco da formação voltada para a área de Matemática, teve início nesta semana (07/04) a formação dos professores alfabetizadores da rede de ensino de Venda Nova do Imigrante.

A equipe do PACTO em Venda Nova é composta por profissionais da rede municipal e estadual e tem como proposta fazer com que todos os alunos tenham os mesmos direitos, proporcionando-lhes as mesmas condições de aprendizagem.

A expectativa da Orientadora de Estudos do município, Marilene Giori, é que os professores possam interagir com os alunos, acrescentando à prática pedagógica  o prazer significativo da aprendizagem e que possam mudar o foco sobre a construção dos saberes, colocando o aluno como sujeito da aprendizagem.

Conforme a coordenadora estadual do PACTO na Superintendência de Afonso Cláudio, Elina Cola Coutinho, "fazer com que nossos professores passem a gostar também  de Matemática é uma das nossas propostas, já que muitos foram alfabetizados com o modelo tradicional de ensino".

Uma das conquistas para este ano é a inserção dos pedagogos na formação. A Secretaria Municipal de Educação está formando as pedagogas com a mesma proposta do PNAIC e já articulando uma formação para as professoras dos 4º e 5º anos. Para a Coordenadora Pedagógica da SEMEC, Regiane Coradini Côcco, "inserir os pedagogos nesses estudos é uma maneira de aprofundar os conhecimentos dos professores e fazer com que reflitam sobre sua prática na sala de aula".

PARA SABER MAIS SOBRE O PACTO

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos Governos Federal, do Distrito Federal, dos Estados e Municípios, para assegurar a plena alfabetização de todas as crianças até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.

Essa formação contribui, dentre outros assuntos, para o debate acerca dos direitos de aprendizagem das crianças do ciclo de alfabetização; para os processos de avaliação e acompanhamento da aprendizagem das crianças; para o planejamento e avaliação das situações didáticas; e para o conhecimento e o uso dos materiais distribuídos pelo Ministério da Educação voltados para a melhoria da qualidade do ensino no ciclo de alfabetização.

Em 2013, os professores participaram de um curso com carga horária de 120 horas, objetivando a articulação entre diferentes componentes curriculares, com ênfase em linguagem. Já em 2014 a duração do curso será de 160 horas, objetivando o aprofundamento e ampliação de temas tratados em 2013, contemplando também o foco na articulação entre diferentes componentes curriculares, mas com ênfase em Matemática.

Fonte: Assessoria de Imprensa PMVNI