Geral - 25/10/2023 00:10:00

Estudantes de Venda Nova passarão por avaliações da Educação Básica em novembro

Atenção pais de alunos de 2º, 5º e 9º anos da rede municipal de ensino de Venda Nova do Imigrante! Duas avaliações importantes se aproximam: o Sistema de Avaliação da Educação Básica 2023 (SAEB 2023) para os alunos do do 5º e do 9º ano, de 06 a 17 de novembro; e o Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo (PAEBES), nos dias 07 e 08 de novembro, com a participação de alunos do 2º, do 5º e do 9º ano.

É vital que nossos alunos participem dessas avaliações para a melhoria da Educação Básica. Lembrem-se de que as escolas terão um dia especial durante os exames.

Só no PAEBES participarão 350 alunos da rede pública municipal, sendo que 330 deles deverão passar também pelo SAEB.

Sobre o SAEB
O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) é um conjunto de avaliações externas, em larga escala, que permite realizar um diagnóstico da Educação Básica Brasileira, e de fatores que podem interferir no desempenho dos estudantes. As avaliações amostrais ocorrerão com testes de Língua Portuguesa e Matemática para o 2º ano do Ensino Fundamental, e Ciências da Natureza e Ciências Humanas para as demais etapas avaliadas. Para a Rede Privada, as avaliações ocorrerão nos mesmos componentes e etapas, todas de forma amostral. O Saeb é uma ação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Os objetivos são:

- Produzir indicadores educacionais para o Brasil, suas regiões e unidades da Federação e, quando possível, para os municípios e as instituições escolares, tendo em vista a manutenção da comparabilidade dos dados, permitindo, assim, o incremento das séries históricas;

- Avaliar a qualidade, a equidade, e a eficiência da educação praticada no país em seus diversos níveis governamentais;

- Subsidiar a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas públicas em educação baseadas em evidências, com vistas ao desenvolvimento social e econômico do Brasil;

- Desenvolver competência técnica e científica na área de avaliação educacional, ativando o intercâmbio entre instituições de ensino e pesquisa.

Para mais informações, acesse: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/saeb

Sobre o PAEBES

O Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo (Paebes) foi criado, originalmente, no ano 2000, no entanto, a partir de 2009 ganha o formato e periodicidade atual. Seu objetivo é avaliar a qualidade da educação básica da rede pública estadual e, por adesão, da rede municipal e privada.

O Paebes tem aplicação censitária e é realizado anualmente ao final de cada etapa. No 5º ano do Ensino Fundamental os componentes curriculares avaliados são Língua Portuguesa e Matemática; no 9º ano do Ensino Fundamental, avalia-se anualmente os componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática, e alternadamente, em anos pares, História e Geografia e, em anos ímpares, Ciências; já na 3ª série do Ensino Médio, anualmente, Língua Portuguesa e Matemática, e, alternadamente, em anos pares, História e Geografia e, em anos ímpares, Ciências da Natureza (Física, Química e Biologia).

A partir dos resultados do Paebes as equipes pedagógicas e os gestores escolares podem realizar o planejamento de ações pedagógicas objetivando a melhoria da qualidade da educação pública estadual.

Contamos com o apoio de vocês, pais e responsáveis, para estimularem seus filhos nessas avaliações!