Geral - 10/03/2017 15:03:07

Biblioteca Pública Municipal é espaço de conhecimento gratuito para os vendanovenses

Instituição vai completar 27 anos em maio e continua sendo fonte de pesquisa para estudantes e público em geral

Fazer uma pesquisa escolar, hoje, tornou-se algo muito simples. O conteúdo necessário aparece na tela do computador ou smartphone com poucos cliques ou toques. Mas há um espaço onde o conhecimento está disponível gratuitamente e que muita gente já não usa mais: a biblioteca. A Biblioteca Pública Municipal Benito Caliman, de Venda Nova, vai completar 27 anos em maio e continua sendo fonte de pesquisa para estudantes e público em geral.

Conhecimento, aliás, é a palavra que pode definir a Biblioteca Municipal. Dados de 2016 revelam que a instituição contava com acervo de quase 20 mil livros, sem considerar revistas, jornais e outros periódicos. Tudo está à disposição da população para empréstimo. Alguns deles têm valor especial, como os livros escritos pelo vendanovense Máximo Zandonadi sobre a história do Município. Lá também estão encadernações do único jornal vendanovense, das edições de 1994 a 2014.

Acervo conta com cerca de 20 mil livros - Ascom/PMVNI
<b>Título:</b>Acervo conta com cerca de 20 mil livros - Ascom/PMVNI

Porém, os serviços oferecidos vão além do empréstimo de obras. Acesso à internet para pesquisa e fotocópias também podem ser obtidos no mesmo lugar. O espaço onde funciona, desde 2008, a biblioteca, mais amplo e bem iluminado que as antigas instalações, abriga as prateleiras com livros, computadores, mesas para atividades infantis e espaços para estudo individual.

Dia do bibliotecário

Sandra Kuster é a bibliotecária responsável - Ascom/PMVNI
<b>Título:</b>Sandra Kuster é a bibliotecária responsável - Ascom/PMVNI

No próximo domingo (12) será comemorado o Dia do Bibliotecário. A bibliotecária que hoje atua na Biblioteca Municipal é a servidora Sandra Kuster. “O bibliotecário é uma ponte, o caminho entre os leitores e os livros ou a informação. Ele não lida só com livros. O livro é a matéria principal, mas esse profissional, hoje em dia, trabalha com informações de forma geral”, explica Sandra.

A Prefeitura de Venda Nova parabeniza as bibliotecárias Sandra Kuster e Eliete Vazzoler Ambrozim, hoje aposentada, mas que trabalhou por anos servindo o município.

Algumas curiosidades sobre a biblioteca

Foi criada em 10 de maio de 1990 pela Lei Municipal 048/90.

Recebeu seu nome atual, Biblioteca Pública Municipal Professor Benito Caliman em 1992, com a Lei Municipal 126/92.

Em 2016, foram feitos mais de 3.700 empréstimos, dentre livros e periódicos.

Serviço:

A Biblioteca Pública Municipal Professor Benito Caliman fica na Rua Nossa Senhora de Lourdes, S/N, Bairro São Rafael (próximo ao Ifes). O telefone é o (28) 3546-3950.