Geral - 02/08/2023 00:08:00

Educação como prioridade: Prefeitura de Venda Nova reforça segurança nas escolas

A segurança nas escolas é uma preocupação constante para a Prefeitura de Venda Nova do Imigrante, que reconhece a importância de proporcionar um ambiente seguro e tranquilo para os alunos, professores e demais membros da comunidade escolar.

Com o intuito de fortalecer essas medidas, a administração municipal finalizou a implantação de mais de 160 câmeras de videomonitoramento nas 14 unidades de ensino e as equipou com a instalação de botão do pânico.

Respondendo às solicitações da comunidade escolar, no que diz respeito ao cuidado da saúde mental e da mediação entre professores, alunos, estudantes e familiares com os serviços de assistência social realizados no Município, a Secretaria de Educação aumentou o número de assistentes sociais e psicólogos nas escolas.

Hoje, todas as escolas municipais já possuem interfone externo que torna restrito o acesso ao ambiente escolar. A Defesa Civil Municipal, em parceria com as diretorias das escolas, realizaram a avaliação das condições estruturais dos edifícios, bem como o levantamento das possíveis vulnerabilidades dos espaços. Agora, o próximo passo da Prefeitura, será a contratação de profissionais que farão o controle de acesso dos edifícios públicos educacionais.

O prefeito de Venda Nova do Imigrante, Paulinho Mineti, afirma que "todas as medidas foram pensadas e discutidas pelo Gabinete de Gestão Integrada Municipal, com o propósito de se manter um bom ambiente escolar, garantindo a integridade não só dos alunos, mas de toda a comunidade."

"Com as ações de segurança nas escolas, a Prefeitura de Venda Nova demonstra seu compromisso em proporcionar um ambiente escolar acolhedor. Todas as iniciativas visam garantir ambiente seguro e melhor atmosfera para o aprendizado", destaca a secretária Municipal de Educação, Sirlene Mazzocco.

Nos próximos dias, a empresa responsável pela instalação dos dispositivos de segurança vai ministrar uma capacitação com um representante de cada escola sobre o uso do botão do pânico.

Investimentos constantes na Educação

Em 2023, a educação foi bastante contemplada pela municipalidade. Um exemplo é o programa "Uma Escola para Todos", que doará, anualmente, kit escolar para estudantes da rede municipal. Cada estudante receberá duas camisas, uma bermuda, uma calça e uma blusa de frio, além de livros literários, cadernos, mochila e demais materiais escolares conforme o ano/série que estiver cursando. Cerca de 2.270 estudantes serão beneficiados com o kit a ser distribuído em todo início de ano letivo. O prefeito de Venda Nova do Imigrante, Paulinho Mineti, destaca que "a iniciativa é inovadora, pois valoriza as noções de pertencimento e coletivo, trabalha a autoestima e impacta positivamente na economia financeira das famílias do Município."

O projeto "Mais Leitura", iniciativa da Semed, tem como objetivo fortalecer a leitura literária para além dos espaços escolares. Nessa perspectiva os estudantes da rede municipal de ensino, desde a creche até o ensino fundamental, serão contemplados com um kit de 4 livros literários e uma bolsa alusiva ao projeto.

Também neste ano, a Prefeitura adquiriu centenas de jogos e brinquedos pedagógicos para as 14 escolas da rede de ensino e finalizou a instalação de playgrounds em todas as escolas municipais. A Prefeitura realiza a manutenção constante dos parques, fundamental para garantir a segurança das crianças e prolongar a vida útil dos equipamentos.

Todas as escolas municipais receberam reforma com o propósito de melhoria da infraestrutura educacional. A Escola Atílio Pizzol, localizada em São João de Viçosa, está em reformas. Com um investimento de R$ 1.027.782,63, a obra abrange a construção de uma quadra de arquibancada e palco, uma rampa acessível e coberta, drenagem do pátio e do edifício, bem como a substituição da cobertura e do portão de acesso.

Outra iniciativa é o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). Neste programa, as escolas, através dos seus conselhos, receberão dos cofres públicos municipais um recurso para investir em manutenção, seguindo os moldes do recurso federal. O projeto também é de autoria do Executivo e já foi aprovado na Câmara Municipal.