Geral - 24/10/2023 00:10:00

EMEF Caxixe conquista 3º lugar no Prêmio Biguá com projeto 'O Lúdico na Educação Física'

Projeto disputou categoria voltada a práticas sustentáveis escolares

O projeto "O Lúdico na Educação Física: Atividades Alternativas Utilizando Materiais Reciclados", de autoria do professor Geraldo Sérgio Brunelli Caretta, da EMEF Caxixe, conquistou a 3ª colocação na categoria "Práticas Sustentáveis Escolares- Ensino Fundamental ao Médio" do Prêmio Biguá de Sustentabilidade, cujo resultado foi divulgado na última terça-feira (17), em Cachoeiro de Itapemirim. A categoria foi disputada por instituições públicas e privadas de ensino, e a escola recebeu um mini troféu e certificado.

"O objetivo do projeto foi aplicar alternativas metodológicas acessíveis para o ensino de educação física, com auxílio de materiais reciclados e de baixo custo econômico, buscando potencializar a criatividade e colocar o estudante como agente transformador do seu desenvolvimento", enfatiza Caretta. Nas atividades, alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental da  puderam desenvolver coordenação motora, força, concentração, equilíbrio, trabalho em equipe, memorização visual, socialização, entre outros.

"Essa conquista representa a esperança de novas possibilidades/metodologias em prol de uma consciência no coletivo, na sustentabilidade e o protagonismo infantil", destaca o professor.

O Prêmio Biguá de Sustentabilidade foi instituído em 2012 pela TV Gazeta Sul, com o objetivo de divulgar, valorizar e incentivar a preservação ambiental, premiando empresas, instituições, escolas e pessoas da sociedade sul capixaba, que destacam-se por praticar ações de proteção, recuperação, preservação e cuidado com o meio ambiente.

Na edição deste ano, além do projeto “O Lúdico na Educação Física”, a Prefeitura de Venda Nova do Imigrante ficou com a 3ª colocação na categoria "Poder Público" com o projeto "Que Bicho É Esse? Ciência Cidadã nas Escolas", desenvolvido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, uma iniciativa que utiliza a tecnologia como aliada na promoção do aprendizado sobre a biodiversidade, com foco especial na fauna silvestre.

Fonte: *Foto: Divulgação