Informativos do COVID-19
Acompanhe os indicadores e informações do covid-19




O QUE É O CORONAVÍRUS

A doença provocada pelo novo Coronavírus é oficialmente conhecida como COVID-19, sigla em inglês para “coronavirus disease 2019” (doença por coronavírus 2019, em tradução livre). Vírus que causa doença respiratória pelo agente coronavírus,  com casos inicialmente registrados na China e hoje espalhados por todo o mundo. Quadro pode variar de leve a moderado, semelhante a uma gripe. Alguns casos podem ser mais graves, por exemplo, em pessoas que já possuem outras doenças. Nessas situações, pode ocorrer síndrome respiratória aguda grave e complicações. Em casos extremos, pode levar a óbito.



TRANSMISSÃO

Qualquer pessoa que tenha contato próximo (cerca de 1m) com alguém com sintomas respiratórios está em risco de ser exposta à infecção. É importante observar que a disseminação de pessoa para pessoa pode ocorrer de forma continuada. A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como:


- Gotículas de saliva;

- Espirro;

- Tosse;

- Catarro;

- Contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão;

- Contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.



Período de Incubação


O período médio de incubação por coronavírus é de 05 dias, com intervalos que chegam a 12 dias, período em que os primeiros sintomas levam para aparecer desde a infecção.


Transmissibilidade


A transmissibilidade dos pacientes infectados por SARSCoV é em média de 07 dias após o início dos sintomas. No entanto, dados preliminares do coronavírus (SARS-CoV-2) sugerem que a transmissão possa ocorrer mesmo sem o aparecimento de sinais e sintomas.


Até o momento, não há informações suficientes de quantos dias anteriores ao início dos sinais e sintomas uma pessoa infectada passa a transmitir o vírus.


SINTOMAS

Os sinais e sintomas do coronavírus são principalmente respiratórios, semelhantes a um resfriado. Os principais sintomas conhecidos até o momento são:


- Febre;
- Tosse;

- Dificuldade para respirar.


Se apresentar esses sintomas, procure o seu serviço de saúde de referência. Após o exame pelo profissional de saúde, se for constatado quadro leve, o paciente deve receber o atestado médico e permanecer em casa por 14 dias.


Os endereços das unidades de saúde estão disponíveis nos sites das prefeituras. O atendimento nos hospitais é de média e alta complexidade. Só são encaminhados aos hospitais pacientes com quadros mais graves.


Se tiver dúvidas, ligue a para o 136. Esse é o número do atendimento telefônico gratuito do Sistema Único de Saúde (SUS) e fornece informações e orientações de saúde ao cidadão.


PREVENÇÃO

É fundamental manter alguns cuidados com a higiene pessoal que também valem para afastar o risco de gripe e outras tantas doenças respiratórias. De acordo com a Nota Técnica nº 16/2022-CGGRIPE/DEIDT/SVS/MS:


- Higienização frequente das mãos com álcool 70% ou água e sabão;

- Isolamento de casos suspeitos e confirmados para Covid-19;

- Uso de máscaras de proteção facial: principalmente por indivíduos com fatores de risco para complicações da covid-19 (em especial imunossuprimidos, idosos, gestantes e pessoas com múltiplas comorbidades); pessoas que tiveram contato com casos confirmados de covid-19; pessoas em situações de maior risco de contaminação pela covid-19 como locais fechados e mal ventilados, locais com aglomeração e serviços de saúde.




VACINAÇÃO

Por que é importante tomar a vacina?


Há uma série de razões, individuais e coletivas, para que todos se vacinem. Ao se vacinar, você não está protegendo apenas a si mesmo. Garantindo a própria imunidade, você protege também outras pessoas ao seu redor, evitando, assim, que a doença se propague ainda mais. Além disso, beneficiará, principalmente, aqueles que, por alguma razão, não podem se vacinar. Ou seja, quanto maior o número de pessoas vacinadas, menos vírus teremos circulando pelas ruas. Estima-se que será necessário vacinar entre 70% e 80% da população para reduzir a circulação do coronavírus e acabar com a pandemia. Sendo assim, a decisão de se vacinar tem impacto na saúde coletiva e, por isso, não pode ser encarada como uma decisão individual.


Clique aqui para acessar toda a legislação relacionada à vacinação.


A Prefeitura de Venda Nova do Imigrante divulga semanalmente em seu site e nas redes sociais as datas, horários e locais de vacinação. Confira em: vendanova.es.gov.br


TESTAGEM

A Prefeitura de Venda Nova do Imigrante, intensifica as ações de combate a Covid-19 no Município disponibilizando ao munícipe a testagem de detecção do vírus. O teste, que é de grande importância na campanha de prevenção e enfrentamento da Covid-19, possibilita a Secretaria Municipal de Saúde e demais órgãos ligados a saúde, um controle mais amplo sobre a disseminação e propagação da pandemia no Município e auxilia nas medidas de prevenção e possíveis restrições.


A testagem é indicada para:


- Pacientes que começaram a apresentar os sintomas da Covid-19;

- Pessoas que entraram em contato com algum indivíduo com caso confirmado;

- Pessoas que estiveram recentemente em ambientes de maior exposição;

- Aqueles que possuem contato direto com pessoas do grupo de risco;

- Monitoramento de ambientes fechados ou com maior concentração de pessoas, como escritórios ou eventos presenciais. 


O munícipe que deseja realizar a testagem pode comparecer a um dos lugares de testagem abaixo:


US Minete: de segunda a sexta-feira, de 13h às 15;

Tel: (28) 3546-3418


US Vila da Mata: de segunda a sexta-feira, de 13h às 15;

Tel: (28) 99937-3594 / (28) 99937-7945   


US São João: de segunda a sexta-feira, de 13h às 15;

Tel: (28) 3546-6109 


US Vargem Grande: de segunda a sexta-feira, de 13h às 15;

Tel: (28) 3546-6110


US Caxixe: de 13h às 15; segunda a sexta-feira, de 

Tel: (28) 3546-5233

OUVIDORIA SUS

A Ouvidoria-Geral do Sistema Único de Saúde - OUVSUS é o setor responsável por receber reclamações, denúncias, sugestões, elogios e demais manifestações dos cidadãos quanto aos serviços e atendimentos prestados pelo SUS; tem como objetivo principal garantir e ampliar o acesso do cidadão na busca efetiva de seus direitos, atuando enquanto ferramenta de gestão e instrumento de fortalecimento do controle social.



PAINEL COVID-19 ES

No Painel Covid-19 do Estado do Espirito Santo são disponibilizadas informações sobre:

 

- Casos confirmados total;

- Confirmações por faixa etária;

- Confirmações por gênero;

- Conformações por comorbidades associadas;

- Óbitos;

- Taxa (%) de letalidade;

- Dias sem óbitos;

- entre outras informações.

 

A ferramenta também permite que os dados sejam filtrados por regiões, municípios e bairros.

 

Para acessar o Painel Covid-19 Clique aqui.


MONITORAMENTO DE VACINAÇÃO - COVID-19 ES

Confira com clareza e em tempo real os dados relacionados à vacinação contra covid-19 em Venda Nova do Imigrante.

 

Para acessar o Painel de Monitoramento de Vacinação contra a Covid-19 Clique aqui.


PORTAL DA TRANSPARÊNCIA - COVID-19

Nesta sessão do Portal da Transparência da Prefeitura Municipal de Venda Nova do Imigrante são disponibilizadas informações sobre as contratações realizadas pelo município para o enfrentamento da pandemia de Covid-19.

 

Para acessar Clique aqui.            

Boletins Epidemiológicos