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SOBRE A SECRETARIA |
A Secretaria Municipal de Educação - SEMED
tem como âmbito de ação o planejamento, a coordenação, a execução e o controle
das atividades educacionais do Município, referentes a orientação, supervisão e
administração do sistema de educação, biblioteca, bem como as ações
relacionadas a promoção das atividades culturais do Município. Também exerce
fundamental missão na execução do plano municipal de educação, manutenção dos
programas de transporte escolar e merenda escolar.
Missão:
Constituir, com intencionalidade pedagógica, uma rede de ensino que proporcionem
aos estudantes condições de aprender a construir seus conhecimentos com a
mediação de todos os envolvidos, para conviver e atuar criticamente na
sociedade, dentro dos princípios de respeito e solidariedade.
Visão:
Ser referência na área da educação como uma rede de ensino que promova a
formação integral, nas dimensões intelectual, física, emocional, social e
cultural, de todos os envolvidos no processo educativo.
Valores: Autonomia, protagonismo, equidade, pensamento reflexivo e construção de conhecimentos. |
Plano Municipal de Educação:
http://vendanova.es.gov.br/cms/_src/uploads/Repositorio/Arquivos/0/f41475d6-2.pdf
Para acessar o documento, clique no link abaixo:
http://vendanova.es.gov.br/cms/_src/uploads/Repositorio/Arquivos/0/52a24d87-4.pdf
A Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Venda Nova do Imigrante - ES tem trabalhado para consolidar uma educação de qualidade, na rede municipal de ensino.
E é com muita satisfação que fazemos chegar ao conhecimento de todos os DOCUMENTOS ORIENTADORES DA PROPOSTA PEDAGÓGICA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE NOSSO MUNICÍPIO. Documentos que subsidiam as práticas pedagógicas desenvolvidas pelos profissionais da educação e que contribuem para o aperfeiçoamento e a continuidade do processo educativo, qualificando as ações de todos os envolvidos no ensino e na aprendizagem e tornando-os mediadores dos conhecimentos de nossas crianças e de nossos adolescentes.
As propostas pedagógicas contidas nos documentos orientadores espelham a dedicação, as experiências e os conhecimentos dos profissionais que atuaram e que atuam, transformando, nestes últimos anos, a educação da rede municipal de ensino. Todas estas propostas nasceram de um intenso processo de reflexão sobre as práticas pedagógicas em contexto de trabalho. São, pois, frutos de muitos momentos dedicados à formação continuada e também da contribuição de todos os envolvidos. E como toda transformação não se processa sem a participação coletiva, trabalhando em rede, cultivamos e mantivemos o diálogo franco, aberto e transparente em cada momento, para avançarmos, sempre em busca da excelência na educação de Venda Nova do Imigrante, sem jamais perdermos de vista a importância do processo reflexivo.
Assim, as práticas contidas e reveladas nos documentos orientadores sobre a proposta pedagógica de nossa rede, na concepção educacional construída nesta caminhada, são pontos de partida e não de chegada, devendo ser revistas e ajustadas, sempre que necessário, a partir de novos contextos formativos, inspirando e aprofundando práticas educacionais que garantam às nossas crianças e aos nossos adolescentes competências cada vez mais significativas.
Secretaria Municipal de Educação e Cultura
Para acessar os documentos orientadores da rede, clique nos links abaixo:
- Ações de acompanhamento e manutenção da prática
- Adaptação e transição na escola
- Atendimento Educacional Especializado (AEE)
- Avaliação institucional - indicadores de qualidade na educação
- Conselho de classe - espaço de reflexão
- Disponibilização e utilização dos acervos
- Formação continuada na rede municipal de educação
- Organização da rotina de trabalho
- Os espaços escolares como ambientes de aprendizagem
- Reuniões de pais - parceria entre escola e família
- Trabalho de campo e observação da prática.
Para acessar a proposta pedagógica do Ensino Fundamental, clique nos links abaixo:
Para acessar a proposta pedagógica da Educação Infantil, clique nos links abaixo:
REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE VENDA NOVA DO IMIGRANTE-ES
Venda Nova do Imigrante, município colonizado por imigrantes italianos, foi emancipado em 10 de maio de 1988, pelo Decreto-Lei nº 4.069. Embora não existisse, na época, uma efetiva rede municipal de ensino, em Venda Nova já havia muitas escolas, várias delas em locais de difícil acesso, com número reduzido de alunos, e apenas algumas pertenciam à Prefeitura de Conceição do Castelo, município-mãe de Venda Nova. A maioria dessas escolas estava subordinada à rede estadual de ensino.
Nas décadas de 80 e 90, o Estado passava por muitas turbulências, inclusive na educação, e por isso implantou-se o sistema de nucleação das escolas, visando diminuir gastos. Desativavam-se escolas singulares, pouco producentes e implantava-se o sistema de transporte escolar. Assim, a prefeitura de Venda Nova, após a nucleação, ficou com menos de duzentos alunos, porque escolas municipais foram desativadas, indo os alunos para escolas estaduais, melhores equipadas. Era difícil gastar os recursos da educação do antigo Fundo Nacional para o Ensino Fundamental – FUNDEF, pois havia poucos alunos no ensino fundamental, enquanto que a educação infantil dependia de recursos do próprio município.
Em 1985, foi criada a primeira creche, em São João de Viçosa, Vovó Elvira, que era mantida pela LBA – Legião Brasileira de Assistência, órgão federal, posteriormente, extinto, e administrada pela Associação Pró-Melhoramento de São João de Viçosa. As crianças de quatro meses a 6 anos eram atendidas com foco nos cuidados básicos, como alimentação, sono, banho e brincadeiras.
No dia 07 de dezembro de 1987, através do Decreto nº 202/87, a creche Vovó Elvira passou a ser um logradouro público e em 1988, após a emancipação política, passou a ser mantida pela Prefeitura Municipal.
Em 30 de janeiro de 1988, foi criada a primeira escola na sede do município, Vovó Helena Sossai, pelo então prefeito, Nicolau Falchetto. No entanto, já existiam salas de aula de educação infantil, instituídas pelo benemérito casal, Antônio Roberto Feitosa e Brígida Bernabé Feitosa, que eram conveniadas com o Estado.
Em 1991, no dia 12 de dezembro, pelo Decreto nº 1.119, foi criada e transferida para um prédio novo, na Vila Betânea, a creche Vovó Helena Sossai, desvinculando-se do prédio da Rua Elizabete Perim, que passou a ser apenas escola da educação infantil, Antônio Roberto Feitosa, atendendo crianças de cinco e seis anos. Estava instalada a educação infantil em Venda Nova do Imigrante. Mesmo criando escolas infantis, o município continuava com poucos alunos, por causa da nucleação nas escolas polos, todas pertencentes à rede estadual de ensino.
Em 1997, o Estado forçou os municípios a assumirem mais compromissos com o ensino fundamental e, a partir de1º de fevereiro de 1998, as escolas do primeiro grau do Caxixe, e de Pindobas, de acordo com o Decreto nº 754/98, foram municipalizadas, passando a se chamar respectivamente, Escola Municipal do Ensino Fundamental do Caxixe e Escola Municipal do Ensino Fundamental de Pindobas.
Em 1º de setembro de 2005, pelo Decreto nº 1.231/05,a escola estadual, Atílio Pizzol, foi também municipalizada, passando a se chamar Escola Municipal do Ensino Fundamental Atílio Pizzol, integrando-se às escolas da rede municipal de ensino de Venda Nova. Outras escolas de educação infantil foram sendo criadas ao longo desses vinte e oito anos de emancipação: a escola de educação infantil Antenor Honório Pizzol; a escola de educação infantil de Vargem Grande; a escola de educação infantil do Caxixe. Além da creche Jardim Camargo, Vila da Mata, James Yung e Flor de Ipê. A partir de 2009, todas as creches foram transformadas em escolas e existe, hoje, um eficiente trabalho pedagógico com crianças a partir de seis meses de idade. Atualmente, essa rede é composta por 12 escolas, com 1.309 alunos no ensino fundamental, 706 na educação infantil de três a cinco anos, e 402 crianças de seis meses a três anos de idade nas creches. Um total de 2.417 alunos regularmente matriculados e frequentando assiduamente as escolas.
Fazendo parte dessa história, o município teve sua trajetória marcada pelos secretários de educação: David Conti Hupp, Gervásio Ambrosim, Fábio Altoé, Edson Zandonadi e Maria Cristina Paste Perim. Atualmente, o responsável pela pasta é Fábio Altoé.
GESTÃO EDUCACIONAL COM FOCO NO APRENDIZADO DO ALUNO
Título: |
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Organograma circular – caracteriza-se por ressaltar a importância do trabalho em equipe em prol da aprendizagem dos alunos.
COMO CADA MEMBRO DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA CONTRIBUI PARA A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS?
Gerência administrativa
- Articular a contratação de servente, professor, auxiliar de sala, secretário escolar e estagiário.
- Gerenciar todas as atividades administrativas, como: avaliações, editais, reuniões, compras e outros.
- Inspecionar periodicamente as condições administrativas, legais e funcionais das escolas.
- Articular ações entre o setor pedagógico e o setor administrativo da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC).
Coordenação de esporte escolar
- Atender as necessidades dos profissionais de educação física na aquisição de materiais para ministrarem as aulas.
- Organizar os jogos escolares na etapa municipal, estadual e nacional.
- Acompanhar as atividades do Projeto Campeão de Futuro, na modalidade atletismo.
Nutricionista
- Garantir o aprendizado do aluno através da oferta de uma alimentação saudável, variada e rica em nutrientes.
- Realizar formação da equipe de manipuladores de alimentos com foco na educação nutricional.
- Coordenar o recebimento, a guarda, a distribuição e o controle da merenda escolar.
Servente
- Dar suporte nas reuniões e nos encontros de formação, organizando o espaço e o lanche.
- Garantir a limpeza e organização do espaço da SEMEC.
- Organizar os materiais, como: livros, fantasias e outros.
- Controlar o empréstimo de materiais.
Secretário de educação
- Coordenar a política municipal de educação e supervisionar sua execução nas instituições que compõem sua área de competência.
- Garantir igualdade e condições para o acesso e a permanência dos alunos nas escolas.
- Primar pela qualidade do ensino público municipal.
- Colaborar para que todas as ações da SEMEC cheguem nas instituições de ensino com mais qualidade e leveza, de maneira que os funcionários e alunos vivam e ajam com mais autonomia.
Agente administrativo
- Garantir que os programas federais sejam executados nas escolas.
- Organizar a documentação de todos os funcionários da educação.
- Organizar a documentação da SEMEC, como: ofícios, portarias, entre outros.
- Coordenar as avaliações funcionais.
- Capacitar a comunidade escolar quanto aos programas e uso das verbas federais.
- Cadastrar e acompanhar os alunos que utilizam o transporte universitário.
Recepcionista
- Recepcionar pessoas, procurando identificá-las, averiguando suas pretensões para prestar-lhes informações, agendar horários, receber recados e encaminhá-los para a pessoa ou setor procurado.
- Manter atualizada a lista de contatos das escolas e instituições.
- Controlar o empréstimo de livros e materiais.
Coordenação técnico-pedagógica
- Realizar a formação continuada em rede.
- Realizar, com regularidade, o trabalho de campo.
- Elaborar os documentos orientadores da prática pedagógica.
- Participar da elaboração e do acompanhamento dos editais.
- Coordenar e apoiar as ações referentes a educação inclusiva.
Motorista
- Transportar a equipe da secretaria nos trabalhos de campo.
- Entregar alimentos, materiais pedagógicos e de limpeza.
- Colaborar nas ações cotidianas internas da SEMEC.
Coordenação de atividades administrativas
- Viabilizar a aquisição de materiais para atender as propostas pedagógicas das escolas.
- Viabilizar a manutenção das escolas e reparos executados por outras secretarias.
- Controlar os materiais de uso didático e permanente em articulação com a Secretaria Municipal de Administração.
Estagiário
- Apoiar na organização do arquivo de documentos e cuidar do acervo literário, bem como, atender ao público na recepção.
- Auxiliar nas atividades administrativas.
- Dar suporte nas atividades referentes à informática.
Psicopedagogo
- Realizar formações dos professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e da sala de aula regular.
- Realizar reuniões com o trio gestor para traçar ações que viabilizem o atendimento adequado às crianças e adolescentes que apresentam dificuldade de aprendizagem.
- Realizar assessoramento às famílias dos alunos, com informações necessárias ao esclarecimento das necessidades educacionais e de cuidados especiais.
- Encaminhar à área de saúde (neurologistas, fonoaudiólogos, psicólogos, psiquiatras, etc.) os alunos com suspeita de transtorno de aprendizagem.
- Ministrar palestras, nas escolas com temas solicitados pelos diretores.
QUADRO FUNCIONAL – 2021
Nº |
NOME |
SITUAÇÃO FUNCIONAL |
FUNÇÃO |
1. |
Ademilson Rebuli |
Efetivo |
Motorista |
2. |
Aline Aparecida Pianzoli |
Efetiva |
Agente Administrativo |
3. |
Ane Gabriela Bernabe |
Efetiva / Gratificada |
Coordenadora Técnico Pedagógica – Educação Infantil |
4. |
Bruno de Paula Maganhi |
Efetivo |
Agente Administrativo |
5. |
Christine Lilian Bossois Andrade Peterle |
Efetiva |
Psicopedagoga |
6. |
Cristiane Scabelo Galavotti |
Efetiva |
Auxiliar de Secretaria |
7. |
Fernanda Amorim Venâncio |
Efetiva |
Nutricionista |
8. |
Gilcelena Maria Diniz |
Efetiva |
Servente |
9. |
Glauciqueli Brambila Bernabé |
Efetiva / Gratificada |
Coordenadora Técnico Pedagógica – Educação Infantil |
10. |
Gleicy Mara Whuck Kuster |
Estagiária |
Recepcionista |
11. |
Jaqueline Da Penha Gueller Ribeiro |
Efetiva |
Psicopedagoga |
12. |
Jucélia Ferrari Bissoli |
Efetiva |
Agente Administrativo |
13. |
Lydiane Filó de Almeida |
Estagiária |
Recepcionista |
14. |
Louise de Moraes Brioschi Spadeto |
Efetiva / Gratificada |
Coordenadora Técnico Pedagógica – Ensino Fundamental |
15. |
Luciana Da Silva Lima De Jesus |
Efetiva |
Agente Administrativo |
16. |
Mariana De Freitas Leal |
Efetiva |
Nutricionista |
17. |
Regiane Coradini Cocco |
Efetiva / Gratificada |
Coordenadora Técnico Pedagógica – Ensino Fundamental |
18. |
Renan Cezar Altoé Machado |
Efetivo |
Auxiliar Administrativo |
19. |
Sirlene Maria Augusto Ferreira Mazzocco |
Efetiva / Comissionada |
Secretária Municipal de Educação |
20. |
Soraya Camata Cevolani Busato |
Efetiva / Gratificada |
Coordenadora Técnico Pedagógica – Educação Especial |
PRECEITOS FILOSÓFICOS E PEDAGÓGICOS QUE PERMEIAM A PRÁTICA EDUCATIVA NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE VENDA NOVA DO IMIGRANTE
MISSÃO
Constituir, com intencionalidade pedagógica, uma rede de ensino que proporcione aos estudantes condições de aprender a construir seus conhecimentos com a mediação de todos os envolvidos, para conviver e atuar criticamente na sociedade, dentro dos princípios de respeito e solidariedade.
VISÃO
Ser referência na área da educação como uma rede de ensino que promova a formação integral, nas dimensões intelectual, física, emocional, social e cultural, de todos os envolvidos no processo educativo.
VALORES
Autonomia, protagonismo, equidade, pensamento reflexivo e construção de conhecimentos.
Pertencemos a uma sociedade capitalista, competitiva, baseada em ações e resultados. Por isso, é necessário construir uma sociedade libertadora, crítica, reflexiva, democrática, integradora e que seja fruto de relações saudáveis entre as pessoas, caracterizada pela interação das diversas culturas em que cada cidadão consolide a própria existência e a existência do coletivo, por meio de um movimento dialético que vai do individual para o social e vice-versa.
Assim, a missão desta rede municipal de ensino pensa no sujeito vendanovense como um ser que precisa aprender a construir os conhecimentos nas relações com o outro e com o seu entorno. Estamos imersos numa rede de aprendizagem coletiva em que todos os envolvidos vivem num processo contínuo de construção do conhecimento e são responsáveis por esse conhecimento. A missão da rede de ensino destaca o processo percorrido pelo aluno, mas não desconsidera todos os sujeitos e as condições necessárias para a produção coletiva desse conhecimento. Para isso, todos os profissionais da educação envolvidos no processo de ensino e aprendizagem, devem ter atitudes positivas e adequadas, oferecendo uma educação que considere o aluno como ser pensante, atuante e capaz de participar ativamente dos processos pedagógicos no âmbito da escola e fora dela.
É de Jean Piaget a ideia de que o aprendizado é construído, e é a teoria desse pensador que inaugura a corrente construtivista, na qual o conhecimento se dá por descobertas que a própria criança faz. Para que essa concepção se consolide, é importante “proporcionar aos alunos condições de aprender a construir seus conhecimentos com a mediação de todos os envolvidos”.
Outra fundamentação teórica para consolidar essa perspectiva da missão da rede parte dos estudos de Lev Vygotsky, que faz uma reflexão sobre como o ser humano aprende. Nessa visão, o aluno chega ao conhecimento por meio da interação com o objeto a ser conhecido, no caso, o conteúdo a ser estudado. Nessa concepção, o aprendizado ser mediado e cabe à escola facilitar esse processo. O professor assume, nesse cenário educativo, a posição de mediador que apresenta desafios reais e orienta o aluno a buscar estratégias e soluções o tempo inteiro, tornando-se, dessa forma, o sujeito da própria aprendizagem. O erro nessa concepção é entendido como parte do percurso do aluno na construção do conhecimento, podendo refletir sobre o seu próprio processo. A aprendizagem é conquistada em atos contínuos, com níveis cada vez mais sofisticados e complexos.
A mediação do professor precisa ser planejada e intencional, apresentar boas perguntas, bons desafios e situações problemas, que na concepção dessa rede são molas propulsoras para a construção de aprendizagens significativas. Quando os saberes são considerados e os alunos são convidados a participarem de forma atuante, tendo oportunidade de expressar suas opiniões, de buscar soluções para resolver os desafios, cria-se, na sala de aula, uma atmosfera propícia para que o aluno se sinta respeitado como um indivíduo de direito e não receba respostas prontas. Quando isso acontece, a capacidade dos alunos de construir seus conhecimentos e de participar ativamente do processo é valorizada.
A mediação também se dá na organização do espaço e de materiais: de acordo com Henri Wallon, as emoções dependem, fundamentalmente, da organização dos espaços para se manifestarem. A motricidade, portanto, tem caráter pedagógico tanto pela qualidade do gesto e do movimento, quanto por sua representação. Nessa concepção, os espaços precisam ser planejados de forma intencional com materiais que vão ao encontro das necessidades de aprendizagem de cada faixa etária, numa atividade lúdica e pedagógica. O espaço também precisa promover a mobilidade, adaptado para que as crianças possam se movimentar com autonomia. Segundo as ideias de Wallon, a organização dos espaços precisa promover a fluidez das emoções e do pensamento, tão necessários para o desenvolvimento completo do ser humano, quando considerado com um ser global. A afetividade, as emoções, o movimento e o espaço físico se encontram num mesmo patamar. Asemoções, fundamental no desenvolvimento do ser humano, é a expressão dos desejos e vontades do aluno e neste sentido é fundamental que a escola ofereça formação integral, ou seja, intelectual, social e afetiva. Ressaltamos que, conforme Wallon afirma, na sala de aula e dentro da sala de aula, não deve estar apenas o corpo da criança, mas também suas emoções, sentimentos e sensações. A educação proposta nesta rede, considera o desenvolvimento intelectual do aluno dentro de uma cultura mais humanizada.
Isso não significa que a importância do currículo ou dos saberes do educador seja reduzida. Para John Dewey, (Nova Escola, 2008) o professor deve apresentar os conteúdos escolares na forma de questões ou problemas e jamais dar de antemão respostas ou soluções prontas. Em lugar de começar com definições ou conceitos já elaborados, devem ser usados procedimentos que façam o aluno pensar, refletir e elaborar os próprios conceitos para depois confrontá-los com o conhecimento sistematizado. O princípio é que os alunos aprendam vivenciando situações práticas, associadas aos conteúdos ensinados. Situações estas que ganham destaque no currículo da rede municipal de ensino de Venda Nova do Imigrante, na qual os alunos passam a ser estimulados a experimentar e pensar por si mesmos,propiciando-lhes a criação de procedimentos para a formulação de conceitos.
Assim, nossa rede de ensino concebe uma prática baseada na liberdade do aluno para elaborar as próprias certezas e construir os próprios conhecimentos, “...para conviver e atuar criticamente na sociedade dentro dos princípios de respeito e solidariedade”.Na visão deweyana, a educação é uma constante reconstrução de experiências, de forma a atribuir-lhe cada vez mais sentido e habilitar as novas gerações a responderem dignamente aos desafios da sociedade; afinal, as crianças não estão em determinado momento sendo preparadas para a vida e, em outro, vivendo. Educar, portanto, é mais do que transmitir ou reproduzir conhecimentos, é incentivar a busca desses conhecimentos e despertar no aluno o desejo de desenvolvimento contínuo, preparando-os como pessoas que se posicionarão de forma competente perante as injustiças na busca pelo bem de todos.
As ações realizadas na escola devem ir aos poucos imprimindo uma consciência de participação efetiva na comunidade, desenvolvendo o espírito do voluntariado, o senso de pesquisador, a coragem de expor as suas próprias ideias, saber ouvir e ser ouvido, respeitar opiniões, saber que pode opinar e posicionar-se. Os meninos e as meninas que passam por todas essas experiências no âmbito da escola e da sala de aula serão cada vez mais atuantes na sociedade onde vivem, posicionando-se com responsabilidade diante dos fatos e das questões cotidianas que lhes são apresentadas.
A rede municipal de ensino de Venda Nova do Imigrante busca aliar os conhecimentos científicos à vivência das crianças e dos adolescentes, considerando suas capacidades, habilidades e interesses, na construção de saberes que, mediados, se constituam em mecanismos críticos de atuação na sociedade.
Nesta perspectiva, nossa concepção de educação fundamenta-se em uma visão construtivista-sócio-interacionista, que parte do pressuposto que a criança/adolescente constrói seu conhecimento a medida em que interage com o meio em que vive e com as pessoas que fazem parte deste meio. Neste enfoque concebemos o aluno como um ser inquieto, sempre em busca de respostas e neste paradigma o professor assume um papel fundamental: de mediador do processo de ensino e aprendizagem. O professor proporciona os desafios aos alunos, para que eles encontrem as respostas as suas inquietações e dúvidas, neste sentido permite que o aluno construa realmente seu conhecimento, desenvolvendo competências e habilidades fundamentais para vivenciar este percurso.
Considera-se que essa seja a perspectiva de formar cidadãos que, independentemente, da cultura, escolaridade, e do nível socioeconômico, possam viver e conviver, comungando a igualdade de direitos e os princípios do respeito e da solidariedade nas diferenças.
REFERÊNCIAS:
REVISTA NOVA ESCOLA. Grandes pensadores, 41 educadores que fizeram história, da Grécia antiga aos dias de hoje. São Paulo. Editora Abril. Edição especial nº 19. Julho de 2008.
Colaboradores: profissionais das escolas municipais de Venda Nova do Imigrante.


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