Geral - 30/04/2018 15:04:01

Alunos vendanovenses participam de encontro de astronomia

Evento aconteceu no Centro Cultural e Turístico Máximo Zandonadi

Ascom/PMVNI

Alunos vendanovenses tiveram uma experiência diferente na última quinta-feira (26). Eles participaram do Primeiro Encontro de Astronomia para Estudantes do Município, realizado no Centro Cultural e Turístico Máximo Zandonadi. Foi um momento de aprendizado e descoberta com direito à observação do céu em telescópios, inclusive o do observatório da Ufes.

O encontro reuniu turmas da escola Fioravante Caliman e do curso de pedagogia da Faveni. O objetivo é levar a experiência a mais alunos conforme a iniciativa avançar. Eles participaram de palestra ministrada por Márcio Malacarne, coordenador do Projeto Gaturamo Observatório Astronômico, da Ufes. Estações do ano, fases da Lua e eclipses foram alguns dos assuntos abordados.

Professor Márcio Malacarne (ao centro) com equipe de estagiários e servidores da Prefeitura - Ascom/PMVNI

Ao fim da apresentação, foi a vez de o público ver mais perto tudo o que foi explicado. Por meio de telescópios, eles viram o céu vendanovense e foram além. Puderam ver, por meio da internet, imagens reais e ao vivo captadas no observatório instalado na Ufes.

O Encontro de Astronomia

O evento realizado na última semana está na fase inicial. A expectativa é expandir o projeto para estreitar laços acadêmicos que valorizem a educação em Venda Nova do Imigrante. A Ufes é parceira desse trabalho e de outros já realizados no Município, como a Feira do Conhecimento.

Palestra tratou de assuntos sobre astronomia e foi seguida por observação em telescópios - Ascom/PMVNI