Geral - 26/09/2019 15:09:52

Estudantes descobrem história de Venda Nova nas comunidades

Em cada parada, os alunos de Alto Caxixe ouvem relatos e se encantam com a beleza e a história da nossa terra

Histórias das comunidades são contadas por pessoas que viram Venda Nova crescer - Divulgação

Conhecer mais sobre o lugar onde vivemos pode ser uma viagem encantadora. É o que os alunos da Emef Caxixe estão descobrindo. A garotada deixou a sala de aula e está visitando as comunidades vendanovenses para conhecer mais do nosso Município. De parada em parada, eles ouvem relatos, conhecem paisagens que nunca tinham visto e se encantam com a beleza e a história da nossa terra.

O grupo é formado por cerca de 70 alunos com idades de oito a 10 anos. Eles estão no terceiro ano do ensino fundamental e, na hora de estudar as comunidades de Venda Nova do Imigrante, as professoras resolveram buscar o conhecimento direto na fonte. “Dentro da sala a gente se limita à parte teórica, presos entre quatro paredes. Os estudantes aprendem, mas quando levamos à prática, aí o aprendizado se concretiza melhor”, comenta Andréia Constantino Custódio, uma das docentes envolvidas no projeto.

As crianças conheceram locais que nunca tinham visitado - Divulgação

As viagens começaram no mês de julho e ainda não terminaram. Serão 12 comunidades visitadas no total. Em algumas delas, a comitiva faz uma parada para ouvir um morador local. “As crianças têm o prazer de viajar, ver outras pessoas, fazer perguntas. Quando conhecem alguém diferente, prestam mais atenção e aprendem mais”, destaca a professora.

A turma de Andréia é uma das três envolvidas na iniciativa. As classes das professores Josiane de Oliveira da Silva e Sandra Spadeto Trabach também participam. Numa das visitas, os meninos e meninas conheceram as plantas medicinais que se transformam em remédio nas mãos de uma moradora de Bela Aurora. O momento foi mais que adequado, uma vez que eles estudavam as plantas na disciplina de ciências.

Estudantes levaram cadernos para não perder nada do que ouviam - Divulgação

Durante as expedições, apareceram até curiosidades sobre a comunidade onde os alunos moram. Enquanto ouviam histórias contadas pelo próprios moradores, eles descobriram que o nome caxixe surgiu por causa da presença de vários animais com esse nome na região. São pequenos esquilos que, dentre outros nomes, são chamados de caxixe.

Mais descobertas a caminho

O grupo ainda tem mais uma viagem pela frente. Até o início de outubro, os alunos vão conhecer outras localidades e depois fazer uma parada na Câmara Municipal. As turmas conhecerão o processo de formação do Município e criação do hino de Venda Nova do Imigrante.

Três turmas de terceiro ano percorrem o Município em busca de conhecimento - Divulgação

Informações à imprensa

Assessoria de Comunicação - Prefeitura de Venda Nova do Imigrante